ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tratamento da água na produção leiteira - Parte 1: tratamento físico

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 28/12/2017

2 MIN DE LEITURA

0
1
O tratamento da água pode ser dividido em duas fases: físico e químico. O tratamento físico envolve a filtração e a remoção de materiais particulados normalmente visíveis a olho nu.

O tratamento químico, de uma forma simples, podemos subdividir em:

1. Floculação e decantação, para remoção de cor e turbidez;
2. Correção de pH;
3. Remoção de dureza e outros sais que possam ser prejudiciais;
4. Oxidação e desinfecção para eliminação de microrganismos.

Nessa primeira parte falaremos do tratamento físico, ou seja, a filtração. Antes de adotar qualquer procedimento de tratamento é de extrema importância realizar uma análise desta água investigando os parâmetros mínimos que já mencionamos nos artigos publicados neste blog denominados "Análise de água em produção leiteira - parâmetros microbiológicos", parâmetros físico-químicos parte 1 e parte 2

Sem essas análises, qualquer um que tente implantar um tratamento equivale a dar uma medicação qualquer para uma vaca sem saber que doença ela tem. Feito isso, é muito importante considerar que filtros são barreiras que reterão materiais indesejados, mas, que também diminuirão a vazão da água. Portanto - não saber qual é sua real demanda de água e dimensionar o filtro adequado - pode colocar em risco seu abastecimento.

Importante ainda considerar o tipo de elemento filtrante. Há filtros em que o elemento deve ser trocado periodicamente e essa periodicidade deve ser definida pelo fornecedor com base na análise da água, mas cabe ressaltar que estes filtros podem ter elementos filtrantes proporcionalmente mais caros que o próprio filtro. Outros filtros têm procedimento de regeneração do elemento filtrante que podem ser operações complexas. Como sempre objetivamos baixo custo e simplicidade, indicamos os filtros de disco de 25 micras ou menos, o que pode deixar a água com padrão potável em alguns casos.

Por hora, cabe ressaltar que o filtro de disco tem custos cerca de 10 vezes menores que os tradicionais do mercado, são extremamente práticos para instalar e operar e com uma durabilidade muito acima da média de filtros convencionais. Podem ser instalados em série com redução gradual da micragem a fim de evitar a perda de vazão, ou mesmo em paralelo, direto na micragem desejada - também contribuindo para manutenção da vazão desejada.

A unidade de medida - micra - equivale a dividir 1 milímetro por 1000 ou seja 0,001 milímetro. Como comparação, um grão de areia normal tem entre 200 e 500 micra e os filtros na sua grande maioria trabalham com retenção entre 5 e 25 micra. Então, quando um filtro de água tem especificação de 10 micra, significa que as partículas sólidas com tamanho maior que 10 micra serão retidos pelo filtro.

A função mais importante do filtro no caso da produção de leite não é apenas o aspecto estético em ter uma água limpa, mas o fato de que águas turvas ou com cor são verdadeiros paraísos para sobrevivência das bactérias. A filtração ajuda na redução da contaminação microbiológica, mas não elimina completamente, o que exige uma cloração, mas disso falaremos no próximo texto.

Aprenda com João Luis dos Santos como utilizar os recursos hídricos de maneira adequada e realizar os tratamentos necessários, participando do curso online Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira, disponível no EducaPoint.

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures