FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Rabobank: menor crescimento do consumo pode reduzir importações de leite do Brasil

Em relatório divulgado pelo Rabobank destacou-se que, na última década, o setor lácteo brasileiro foi um dos mais dinâmicos e de rápido crescimento do mundo. A combinação de ganhos saudáveis na produção com importações crescentes forneceu o volume de leite necessário para alimentar um consumo per capita em expansão no Brasil, que ultrapassou a marca dos 170 litros de equivalente-leite por pessoa em 2012.

Como o consumo de laticínios faz parte da cultura e da dieta brasileiras, o crescimento real da renda, que possibilitou a ascensão da nova classe média e os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, trouxeram ganhos consideráveis para a maioria das categorias de produtos lácteos.

Após uma década de rápida evolução, o setor lácteo brasileiro passou por uma desaceleração do crescimento na produção de leite durante o primeiro semestre de 2013. Os ganhos no consumo de laticínios também se tornaram mais moderados, devido a uma economia mais fraca com uma inflação alta, de cerca de 6%. O atual ciclo de crescimento econômico mais lento, inflação e taxas de juros altas podem continuar causando um impacto no apetite crescente do consumidor por leite e derivados e amortecer ainda mais os ganhos contínuos no consumo per capita. Ambas as situações podem afetar as empresas nacionais e multinacionais com interesses ativos no Brasil.

Com a exceção de um breve período em 2007 e 2008, quando houve um excedente de leite que foi canalizado para os mercados internacionais, o Brasil manteve sua posição como importador líquido de leite. Esse fato é digno de destaque porque, mesmo com uma das taxas de crescimento mais rápidas de produção de leite no mundo (entre os grandes mercados) o déficit de leite do Brasil não pôde ser eliminado devido ao dinamismo do consumo interno. A ingestão per capita de produtos lácteos, em termos de equivalente-leite, passou de 115 litros em 2003 para mais de 170 litros em 2012.

Gráfico 1 - Quantidade de equivalente-leite exportada (em milhões de Kg/ano)

Fonte: MDIC; Elaboração: MilkPoint

De acordo com dados do Euromonitor, o consumo de queijo cresceu em torno de 7,1% de 2008 a 2012 em termos de volume. Além disso, o consumo de iogurtes e de leite fermentado cresceu mais de 8%, enquanto o consumo de leite avançou 2,2%, com os fortes ganhos no consumo de UHT sendo parcialmente compensados pelas quedas do leite pasteurizado.


A questão que permanece é se a desaceleração econômica no Brasil trouxe uma mudança na tendência de avanço rápido do consumo de laticínios observada desde 2002. O consumo de produtos do leite em geral expandiu-se consideravelmente entre 2002-2012, passando de 114 litros per capita para mais de 170 litros per capita. No entanto, ainda há muito espaço para crescimento quando se faz uma comparação com países desenvolvidos e até mesmo com a Argentina. Então, a questão é se os ganhos observados na última década serão sustentados no futuro.


Depois de uma queda de 23% no volume das importações no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período em 2012, os dados do final de ano mostraram que as importações voltaram a acelerar; mesmo assim terminaram 2013 em um nível 10,4% ao de 2012.

A produção de leite já recuperou o seu dinamismo e deve começar a fechar o déficit de oferta nos próximos dois a três anos, particularmente porque o crescimento do consumo provavelmente será mais tímido do que nos últimos cinco anos.

A situação fiscal também limita as oportunidades para crescer os programas de transferência de renda que têm estimulado o consumo no passado. Na medida em que o setor de laticínios brasileiro passa por uma transformação pequena e gradual de sua base de fornecimento, com produtores maiores e mais especializados, o maior rendimento na produção de leite deve tornar-se mais acessível.

As informações são do Rabobank, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.