FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Para onde vai o leite coletado no Brasil

POR MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

PANORAMA DE MERCADO

EM 15/02/2002

1
0
De acordo com pesquisas e estimativas, incluindo produção interna, importação, mercado formal e informal, o destino do total do leite disponível no mercado interno se distribui conforme apresentado no gráfico e tabela abaixo.

O leite em pó não é absorvido diretamente pelo mercado consumidor final. Acredita-se que 2/3 do volume de leite em pó sejam absorvidos por indústrias que usam a matéria prima, mas não coletam leite no mercado.

Observe que de todo leite disponível, detendo 19 % do volume de leite, o longa vida (UHT) é o balizador do preço do leite no país.

Atualmente, de acordo com os dados, o longa vida representa 73% do mercado total de leite fluído no mercado formal.



Fontes: IBGE, SPA-MA, SIF-MA,SECEX-MDCI, CEPEA-ESALQ, Terra Viva, Leite Brasil, Conil, ABLV,ABILD, ABRINI,NIELSEN, Scot Consultoria


MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE NEGRI LEÃO COELHO

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 20/02/2002

Trabalho em um laticínio na região de Gov. Valadares MG, na compra de leite de produtor. Nos últimos meses, estamos com dificuldade de acompanhar os preços pagos pelas indústrias de leite em pó.

A diferença chega a ser de R$0,04 a favor destas indústrias. Esta informação contradiz a afirmação do artigo de que o leite longa vida é o balizador do preço do leite. Pode ser que já tenha sido, mas hoje os preços de mercado varejista indicam que o mercado está com sobra de longa vida e o leite em pó pode estar sendo estrategicamente armazenado, para uma possível grande alta no preço do leite na entressafra.

Parece que a história de 2001 pode se repetir e o preço do leite abaixar em pleno mês de agosto. O produtor deve ter ciencia destes fatos para realizar seus planos sem muita euforia para a recuperação dos preços. Se cairem na mesma armadilha várias vezes, dificilmente conseguirão se erguer, e fatalmente estarão fora do mercado.