Mercado: mercado melhora, mas em ritmo mais lento do que o esperado |
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO
Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.
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SILVIO FREITASEUNÁPOLIS - BAHIA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 20/06/2008
Trabalho com consultoria técnica, viabilidade econômica de projetos na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria e sempre estou precisando de informações comercais, mercado, setorização etc. É de suma importância para nossa empresa.
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LUIZ FERNANDO BRAGA SILVABETIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 10/06/2008
Apesar desta forma de manifestação de nós, produtores de leite, ser ainda muito acanhada face a necessidade de mobilização para que possamos colocar nosso produto com remuneração compativel com a atividade, é um começo.
A lei de mercado há muito tempo estabelece a relação oferta x procura; o importante seria conseguir definir mercados e submercados para termos um acompanhamento de tendência no mercado que estamos para direcionar investimentos ou até desinvestimentos, estabelecendo desta forma uma adequação permanente da nossa produção em relação ao mercado. O assédio de remuneração por volume fornecido às vezes pode ser um tiro no pé do produtor; por isso, é importante fazer o exercício de flexibilização da produção ao primeiro sinal de reversão de valorização de nosso produto. |
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DALILASÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - ESTUDANTE EM 10/05/2008
Boa tarde, venho através desta parabenizar o site que tem ajudado muito os produtores como também os estudantes e interessados no assunto. Quero também pedir-lhes algum material que possa me auxiliar a montar um projeto semi-intensivo para 150 vacas na região de São José do Rio Preto, interior de SP.
Agradeço desde já! Dalila de Souza. |
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TULIO CESAR NEVESUNAÍ - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 07/05/2008
Caro Marcelo.
Dentro dos conceitos administrativos, a análise de mercado é uma expressiva ferramenta de gestão do negócio, sobretudo em atividades que geram algum risco. A análise do Milkpoint em minha opinião é de extrema importância para que todos possam refletir como o mercado está se comportando mediante aos cenários que se estabelecem do ponto de vista interno e externo, não tendo conotação desde que profissional, em ter visão pessimista ou otimista. Temos neste momento que analisar duas variáveis importantes na composição de nossa rentabilidade com o negócio leite: uma é o preço do leite que receberemos, com muito pouca influência nossa (escala e qualidade contra mercado interno/externo, taxa de câmbio, política, concorrência internacional), a outra é o custo de produção, onde temos um maior grau de influência, pois podemos interferir de forma mais impactante dependendo da nossa capacidade administrativa do negócio. Acredito que a análise do MilkPoint, nos proporciona uma visão macro da cadeia do leite, que nos auxilia muito a tomarmos nossas decisões da porteira para dentro. Atitudes impulsivas, miopia sobre os custos de produção, oportunistas e especuladores, e principalmente falta de planejamento do negócio, podem ser muito perigosos neste momento de expectativas, contudo podem ser criadas grandes oportunidades de profissionalização e crescimento. Parabéns pelo artigo do MilkPoint! |
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SILVAN ANTONIO DOS SANTOSCAMPINA VERDE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM 02/05/2008
Parabenizo a visão do Sr. Wilkerson, o produtor de leite sempre se pautou por um individualismo que muito interessa as indústrias, assim que a classe perceber que a união é a única solução, poderemos impor um preço justo ao nosso produto. Tomemos por exemplo os cafeicultores e os usineiros, que sempre somam forças para terem um preço justo aos seus produtos. Nestes momentos devemos ser arrojados sem sermos irresponsáveis, pois aquele vocacionado sabe é nestes momentos que podemos recuperar os tempos de servidão. Podemos e devemos aumentar nossa produção, basta que o governo veja o leite como um alimento indispensável, aí sim teremos uma atividade forte.
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AGENOR TEIXEIRA DE CARVALHOARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 25/04/2008
Prezado Marcelo.
Ótima sua análise. Concordo plenamente com sua visão do mercado. Parece que não é hora de arriscar muito, pois o momento é de muita cautela devido à fatores que você bem disse: aumento de produção em início de entressafra, prolongamento das chuvas nas maiores regiões produtoras, câmbio desfavorável, consumo em desaceleração e uma exportação tímida e não muito significativa. Na minha opinião é melhor termos pequenas altas (se é que teremos), mas consistentes, de acordo com o mercado, pois se subir muito aparece tirador de leite em todo canto do Brasil. Quem está estruturado consegue ganhar dinheiro com leite de R$0.80 tranquilamente. Agora, quem entra só para especular só serve para bagunçar o mercado. |
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WILKERSON MARQUES FRANCOGOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 25/04/2008
Nós produtores de leite vivemos anos terríveis de preços que sequer pagavam 50% dos gastos de produção. Eu pergunto, porque o medo de ser feliz agora? Precisamos alavancar a produção, criar novos mercados, nos fortalecermos como produtores para impedir que a indústria faça de nós meros espectadores. A união dos produtores neste momento é muito importante. Precisamos criar mais cooperativas para podermos ter um maior potencial de barganha.
O momento não é de cautela, o momento é de avançar com responsabilidade, união e inteligência para podermos mostrar que o produtor leiteiro unido consegue manter a propriedade, gerar renda, manter a função social e do trabalho (geramos boa parte da mão-de-obra do campo) e isso agora e sempre tem que ser valorizado. |
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MARCOS SCALDELAIUBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 24/04/2008
Uma análise completa do negócio, sem dúvida! Contudo, a situação da comercialização no mercado interno está retraida, os estoques das empresas estão chegando nos limites máximos tolerados pelos caixas, há casos de mais de trinta dias de produção nos pátios, um sinal que algo está prestes a acontecer, pois mesmo com reduções de preços nas tabelas os negócios se mostram bem tímidos. O momento, na minha percepção, é de muita cautela.
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