O mercado de lácteos no atacado apresentou um desempenho aquém das expectativas das indústrias e cooperativas. Porém, o preço do longa vida melhorou 1,8%.
Conforme se acreditava há um mês, a recuperação dos preços do queijo nas bacias mais distantes não se confirmou. No atacado paulista, os preços acabaram recuando em média 1%.
Evidentemente, os preços não satisfizeram a indústria, que repassa o mau desempenho para os preços da matéria-prima. Um dia antes do fechamento desta edição, chegou-nos informação de que indústrias estariam alterando o volume de produtos e mantendo, ou mesmo aumentando, os preços por unidade (a Scot Consultoria não confirmou esta informação).
Embora haja a necessidade de melhor remunerar a cadeia, esta estratégia tende a se consistir num antimarketing do setor leiteiro, pois a imagem que fica é a da tentativa de enganar o consumidor. Vale lembrar de todo o barulho que se fez em meados deste ano, quando indústrias do setor de papel foram alvo de denúncias e, inclusive, de chacotas em programas humorísticos. Não há nada pior para o setor do que dar motivos para que denigram sua imagem.
_______________________________________
Scot Consultoria
E-mail: scotconsultoria@scotconsultoria.com.br
Telefone: (17) 3343-5111