FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boas festas, porque os preços...

POR MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

PANORAMA DE MERCADO

EM 15/12/2003

1 MIN DE LEITURA

0
0

Os primeiros dias de dezembro de 2003 não foram animadores para os produtores de leite.

A notícia que os preços recuariam já era de conhecimento de todos, porém o cenário que se desenha acaba sendo mais sombrio do que era esperado, mesmo pelos mais pessimistas.

Ao final de novembro, era praticamente consenso entre os compradores que os preços recuariam para a produção de novembro e, provavelmente dezembro. Observe, na figura 1, a distribuição da opinião dos compradores de leite e produtores entrevistados sobre a tendência dos preços do final de 2003.
 


A queda média de 16% no mercado "spot" de novembro e as recentes notícias de que os menores preços, abaixo de R$0,36/litro, no "spot" de Minas Gerais em dezembro estão cada vez mais comuns, deixaram perspectivas desalentadoras para o final do ano.

Os preços devem recuar mais do que era esperado, fazendo com que a virada do ano seja bem diferente da firmeza de preços que se sustentou do final de 2001 até meados de 2003.

Dezembro entrou na sua segunda quinzena com um mercado em baixa e muito especulado em torno de notícias e diversos boatos envolvendo preços e indústrias. O cenário do final de 2003 está longe do clima de festividades e euforia que normalmente caracteriza os meses de dezembro.

Confirmando-se o cenário e a tendência, o preço do leite de dezembro deste ano será 6% superior, em valores nominais, ao preço de dezembro de 2002. O custo de produção da silagem de milho, por exemplo, é atualmente 28% superior.

Como tem sido sempre apontado no mercado, com muita preocupação por parte dos analistas, a queda de preços do leite, com os custos de produção mantendo-se nos mesmos patamares, tende a provocar um desaquecimento na oferta de leite. Como ocorrido em 2002, o produtor acaba reduzindo as compras de insumos, o que retrai a sua produção.

A possível redução na oferta de leite, e a conseqüente possibilidade de novo ambiente concorrido na compra do leite, tende a reaquecer o mercado no início de 2004. É possível que o simples temor de queda na oferta de leite atue trazendo firmeza nos preços já nos primeiros três meses do ano. É esperar para ver e torcer para que novos fatos no mercado não tragam outras "surpresas" aos produtores.

MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint