FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Balança Comercial de fevereiro: Brasil exporta mais leite do que importa

De acordo com os dados da Balança Comercial divulgados nesta terça-feira (11), em fevereiro, as exportações de lácteos apresentaram baixa de 36% em relação a janeiro, alcançando 6 mil toneladas. Entretanto, as importações apresentaram uma queda ainda maior (52%). Isto fez com que a balança, em termos de volume de leite, tenha ficado positiva, com saldo final de aproximadamente 678 mil quilos.

Apesar disso, em termos financeiros, a balança comercial permaneceu com déficit, porém com menores valores se comparados ao mês de janeiro deste ano, totalizando 1,2 milhões de dólares, cerca de 10% do valor total do mês passado.

Tabela: Balança Comercial de Lácteos – Fevereiro de 2014

Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint

Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 35,9 milhões de litros, queda de 44% frente às importações de janeiro. A Argentina foi responsável por 80,2% da quantidade importada, mesmo com problemas de exportação para o combate da inflação no país. Clique aqui para entender mais sobre o problema Argentino. As exportações em equivalente-leite também involuíram, com baixa de 50%.

Gráfico: Quantidade de equivalente-leite exportada anual (milhões de litros de leite)

Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC

No acumulado destes dois últimos meses, em termos de equivalente leite, o Brasil já exportou 60,12% de toda a quantidade somada em 2013 e cerca de 68,82% quando comparados com o ano de 2012, conforme pode ser visto no Gráfico 1.

O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$4,59/kg, 14% acima do valor apresentado em janeiro.

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2014

Então, por que vendemos leite mais barato do que o importado? Será por causa da qualidade ou por contratos macabros?