Yakult lança nova bebida funcional

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia japonesa de alimentos funcionais Yakult lançará, no próximo mês, uma nova bebida fermentada designada a reduzir a pressão sangüínea em seu mercado doméstico.

A companhia, famosa por seu leite fermentado, desenvolveu uma bebida contendo ácido gama-aminobutírico (GABA), produzido sob um método patenteado de uma cultura mista de Lactobacillus casei Shirota e Lactococcus lactis, de acordo com a Japan Corporate News Network.

O GABA, um neurotransmissor inibitório, pode ser utilizado para melhoria da qualidade do sono. Ele também é usado cada vez mais em suplementos para ganho de estrutura corporal, devido ao seu efeito nos níveis de hormônios de crescimento.

Pesquisadores da Yakult tinham anteriormente reportado descobertas mostrando que produtos de leite fermentado contendo aminoácido podem baixar a pressão sangüínea em pessoa com hipertensão suave.

Ainda não se sabe se a companhia lançará o produto na Europa ou em outros mercados, onde atualmente só comercializa o Yakult original e a versão light. No entanto, alimentos que possam ajudar a controlar a pressão sangüínea podem apresentar oportunidades significantes para a companhia líder no segmento de leites fermentados.

Cerca de dois terços dos casos de derrame e metade da incidência das doenças cardíacas são atribuídos ao aumento da pressão sangüínea, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o mundo, estima-se que a alta pressão sangüínea causa 7,1 milhões de mortes, cerca de 13% do total e cerca de 4,4% do total de doenças crônicas.

Até agora, somente a companhia finlandesa Valio oferece um alimento funcional que tem a capacidade de ajudar na redução da pressão sangüínea, o leite fermentado Evolus. No entanto, a fornecedora de probióticos para indústria de alimentos, a Chr Hansen, anunciou recentemente que desenvolveu uma bactéria chamada Cardi-04 que, em experimentos com animais, houve redução da pressão sangüínea.

A Yakult, que planeja vender até 1 milhão de embalagens do novo produto diariamente no próximo ano, teve uma perda de participação no mercado global de leite fermentado e probióticos desde 2001, de acordo com o Euromonitor, com queda de 3%, passando para uma participação de 38% do mercado. Esses resultados contrastam com o firme crescimento da Danone neste mercado.

O novo produto poderá ajudar a companhia japonesa a se destacar novamente no cada vez mais competitivo mercado de probióticos.

Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?