Vendas de supermercados caem 9% em doze meses

A queda no consumo nos supermercados está atrelada a diversos fatores como mudanças de hábitos e poder de compra da população. Entenda!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

As vendas de supermercados apresentaram retração de 1,3 ponto porcentual em novembro. Com isso, o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), acumula desaceleração de 9,55% nas vendas nos últimos 12 meses, após ser dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) para o mesmo período. Em outubro, o indicador ficou em 8,25%.

Continua depois da publicidade

O resultado reflete a mudança nos hábitos dos consumidores e o longo período de fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial durante a pandemia da Covid-19.    

A  influência da inflação no poder de compra das famílias e a redução no ritmo do consumo, juntamente, com o atual nível de desemprego, explicam a queda do faturamento no período. Segundo o índice, em novembro foi verificado um recuo de no faturamento dos supermercados do Estado de São Paulo de 10,54%. No ano, a queda é de 10,30%.

O movimento é um indicativo apontado no último dado divulgado pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), em que a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. Por outro lado, a mais recente projeção do Banco Central (BC) indica que as famílias ainda estão dispostas a consumir. O aumento de 2,4% na obtenção de crédito e a permanência do nível de inadimplência em 2,3% registrado em novembro revelaram um cenário de confiança em relação às vendas.

As informações são do SA Varejo.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?