ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Varejo cresce acima do esperado em setembro

As vendas no varejo do Brasil subiram mais do que o esperado em setembro puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados, num movimento de retomada gradual da economia brasileira marcado pela inflação baixa e melhora do mercado de trabalho. Em setembro, as vendas varejistas avançaram 0,5% sobre o mês anterior, depois de recuarem 0,4% em agosto, informou nesta terça-feira (14) o IBGE.

crescimento do varejo

Em relação a setembro de 2016, houve expansão de 6,4%. Ambos os resultados ficaram acima das expectativas registradas em pesquisa da Reuters, que eram de expansão de 0,4% na comparação mensal e de 5,20% sobre um ano antes. "A inflação baixa e principalmente a ligeira recuperação do mercado de trabalho leva ao aumento de demanda", explicou a coordenadora da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes.

Com isso, o setor fechou o terceiro trimestre com avanço de 0,6% sobre o período anterior, sobre 0,8% registrado no segundo trimestre, destacando o ritmo gradual de retomada da economia após dois anos de recessão. O IBGE explicou que cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram ganhos em setembro, com destaque para o avanço de 1% de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após crescimento de apenas 0,1% em agosto.

Também exerceram forte influência as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria (+4,3%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,9%). As vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiram 1% em setembro, com aumento de 0,5% de material de construção.

A confiança também vem se restabelecendo, o que pavimenta o caminho para a recuperação da economia após forte recessão. A expectativa dos economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central é de que o país encerre 2017 com expansão de 0,73%, indo a 2,5% em 2018.

As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.