USDA: Situação do mercado internacional de lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Oceania

Agosto chegou e os relatórios da Austrália e da Nova Zelândia indicam que a nova estação produtiva de leite está ganhando impulso. Na Nova Zelândia, ainda é muito cedo para ter uma boa visão sobre as tendências gerais de produção, embora as fábricas estejam sendo preparadas e freqüentemente retomando a programação de processamento à medida que os volumes de leite aumentam. Na Austrália, o mesmo está acontecendo. Em ambos os países, os relatórios iniciais indicam que os volumes de leite deverão ser maiores nesta estação do que na passada. Os produtores permanecem bastante otimistas sobre a nova estação produtiva. Na Nova Zelândia, temperaturas mais frescas estão desacelerando o crescimento das pastagens. A recente forte chuva em algumas áreas de produção de leite continua prejudicando os produtores, que estão com esperança de que as temperaturas aumentem em breve o que levará à secagem dos campos, levando ao crescimento das pastagens. Os estoques de produtos lácteos processados na Oceania permanecem em equilíbrio, ficando várias vezes apertados. A maioria dos comerciantes acha que conseguirão cumprir com seus compromissos anteriores com os atuais estoques. À medida que a nova estação reinicia e novos produtos são gerados, grande parte desta produção já está comprometida. Potencialmente, com a produção de leite mais forte do que o normal ocorrendo neste período, alguns processadores e comerciantes estão com a esperança de que conseguirão construir níveis de estoques durante a primeira metade da estação acima da demanda. As vendas fora da região durante os próximos meses deverão ser bastante ativas, apesar dos compradores estarem insatisfeitos com os altos preços.

Os mercados de manteiga permanecem firmes, com os preços estáveis de forma geral. Os estoques de manteiga permanecem bastante limitados, com os envios sendo preenchidos com os estoques inventariados. A nova estação produtiva de leite na Oceania está apenas começando, de forma que há volumes limitados de nova produção neste período. Os comerciantes indicam que basicamente não haverá nenhuma produção da estação anterior disponível para os interesses compradores no mercado spot, e grande parte da nova produção já está comprometida. Os comerciantes não prevêem muitas mudanças na situação do fornecimento em curto prazo, de forma que fornecimentos limitados para as demandas spot são reportados.

Os mercados de leite em pó desnatado já estão com preços estáveis. Novos produtos estão começando a ser gerados tanto na Austrália como na Nova Zelândia. À medida que o volume de leite aumenta, as plantas estão reabrindo para a estação em ambos os países. Normalmente, o leite em pó é o primeiro produto a retomar a produção e neste ano não está sendo diferente. Neste momento, grande parte da produção da nova estação já está completamente comprometida de forma que os pedidos estão sendo preenchidos com a produção da estação anterior e da atual. Os volumes de leite parecem ser um pouco maiores no começo desta estação, de forma que os produtores e comerciantes estão esperançosos de que conseguirão construir alguns estoques acima da demanda.

Os mercados de leite em pó integral estão estáveis. A produção na Oceania está sendo retomada. Os comerciantes indicam que os estoques da estação passada serão mínimos, de forma que a nova produção estará entrando praticamente livre dos estoques. Grande parte da produção do começo da estação está comprometida, e por isso não deverá ter um volume significante de leite em pó integral disponível para o mercado spot em curto prazo.

Europa Ocidental

A produção de leite na Europa continua diminuindo. Nos últimos dias, as altas temperaturas têm levado os fabricantes a projetarem que os volumes de leite declinarão em uma taxa mais rápida, juntamente com fornecimentos já estreitos de leite. Os fabricantes estão agora começando a ajustar os menores volumes de leite e o desvio do leite produzido disponível de um produto para outro está sendo registrado. Por exemplo, o leite está sendo direcionado para a produção de queijos e não para a produção de leite em pó e outros produtos. Os estoques da maioria dos produtos lácteos estão disponíveis tanto para o mercado doméstico como para os compradores internacionais. Os comerciantes e fabricantes disseram que as negociações de vendas estão lentas. Os compradores estão hesitando em comprar nos atuais níveis de preços. Alguns comerciantes acham que os preços estão em seu pico ou bem próximo dele e que talvez a redução dos mesmos estimule as vendas. As ofertas de leite em pó desnatado para a intervenção estatal basicamente pararam e este programa deverá fechar até o final do mês. As ofertas para a intervenção neste ano estão muito menores do que no ano passado, quando foi atingido um teto de 109 mil toneladas e um sistema de oferta foi introduzido para volumes adicionais. As menores ofertas neste ano estão sendo atribuídas ao mercado mais saudável, capaz de absorver as ofertas disponíveis, à menor produção, e à maior disponibilidade dos produtores de manterem seus produtos ao invés de venderem à intervenção.

Os mercados europeus de manteiga estão estáveis e firmes. A produção é sazonalmente ativa, apesar de os fornecimentos de leite e creme estarem declinando. O leite está sendo desviado da produção de manteiga e leite em pó para outros produtos lácteos. Estão disponíveis estoques de manteiga, mas muitos produtores e fabricantes precisarão de volumes adicionais para o outono e inverno. A maioria das vendas atuais está sendo centrada nas necessidades domésticas.

Os mercados de leite em pó desnatado estão instáveis, apesar de os preços estarem sem mudança ou um pouco maiores. Alguns comerciantes acham que os preços podem estar próximos do pico. Muitos disseram que os compradores estão relutantes em pagar os altos preços de forma que poderá haver uma redução para estimular as vendas. Estão disponíveis estoques de leite em pó para o mercado doméstico e o internacional.

Os mercados e os preços do leite em pó integral estão estáveis. A produção de leite está declinando sazonalmente na Europa e as recentes altas temperaturas poderão causar uma aceleração neste declínio. Devido aos menores volumes de leite e aos desvios do fornecimento de leite para outros produtos que não o leite em pó, a redução em sua produção deverá ocorrer em taxas mais rápidas. Atualmente, os comerciantes e fabricantes indicam que estão disponíveis estoques para as demandas doméstica e internacional. Os preços estão maiores do que os compradores estão dispostos a pagar, de forma que as vendas internacionais estão lentas.

Leste Europeu

A produção de leite no Leste Europeu continua caindo sazonalmente. Os volumes de leite na região da Europa estão menores do que no mesmo período do ano anterior, mas não tão significantes como nas regiões ocidentais. Os volumes de leite são suficientes para manter a produção estável nas fábricas. Estão disponíveis estoques para o interesse comprador. Atualmente, as vendas internacionais estão baixas. Os comerciantes em alguns países que se uniram à União Européia (UE) em maio estão vendo uma redução nas vendas potencialmente devido às novas diretrizes que eles precisam seguir agora, diferentes das de antes.

Original: http://www.ams.usda.gov/dairy/mncs/INTER.HTM


Fonte: Serviço de Comercialização Agrícola (Agricultural Marketing Service - AMS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?