Uruguai tem consumo de cerca de 100 mil litros de leite informal por dia

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As autoridades da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) calcularam que em todo o país se consomem 100 mil litros de leite cru por dia, explicando que estes dados são muito difíceis de serem calculados por se tratar de uma atividade informal. "Esta situação provoca um grande prejuízo para a indústria de lácteos", disse o diretor da Conaprole, Carlos Arrillaga.

A situação é particularmente preocupante em Canelones. Após alertar sobre um amento no consumo de leite cru estimado em 15 mil litros diários no Departamento, a Direção de Controle Sanitário do município realizou uma série de operações com o objetivo de apreender este produto não industrializado em estradas e rodovias, informou o diretor da entidade, Nelson Vila. Nas coletas realizadas pelos funcionários da entidade, foi detectado que 98% deste produto tinha algum grau de contaminação ou água.

"Este leite não tem nenhuma garantia de higiene. Não está apto ao consumo", disse Vila. Segundo ele, os consumidores deste produto estão correndo riscos sanitários ao desconhecer o estado de saúde dos animais que forneceram o leite bem como a composição e as alterações sofridas pelo produto. Ele destacou também a possibilidade de transmissão de doenças, como tuberculose e brucelose.

Vila disse que o consumo de leite informal não é problema somente de Canelones, mas sim, um problema nacional. Arrillaga concordou com ele dizendo que o Uruguai, com o uso deste produto, entrou em uma etapa de "informalidade" e de "ilegalidade". Segundo ele, a Câmara das Indústrias Lácteas, juntamente com outras instituições públicas, estão realizando esforços para tentar frear esta atividade clandestina.

"Trata-se de um problema cultural e não econômico. Os consumidores não sabem que a maior parte do leite cru é adulterada com água e conservantes", disse Arrillaga. Ele destacou, no entanto, que está havendo uma redução no consumo de leite cru no Uruguai à medida que a situação econômica melhora. "Os uruguaios optaram pelo consumo de leite pasteurizado".

Fontes do setor disseram que parte do problema está no fato de o preço do leite pago pela indústria não ser rentável aos pequenos produtores de leite do Uruguai. A estratégia destes produtores seria a de remeter sua cota diária à indústria e, os litros restantes, são distribuídos em embalagens plásticas e de alumínio, obtendo-se um ganho de um a dois pesos (3,36 a 6,72 centavos de dólar) por litro.

Dados

* No Uruguai, os produtores enviam entre 2,5 milhões a 3 milhões de litros de leite por dia à indústria de lácteos;

* A Conaprole exporta 60% do leite enviado por seus produtores, enquanto 40% é destinado ao mercado interno, na forma de leite pasteurizado, iogurte, leite longa vida, queijos, entre outros produtos;

* Para cada litro de leite, a Conaprole paga em média 4,37 pesos (14,70 centavos de dólar) ao produtor, enquanto um litro de leite cru é comercializado a 5 a 6 pesos (16,82 a 20,18 centavos de dólar). O leite pasteurizado é vendido a cerca de 9 pesos (30,27 centavos de dólar) por litro.

Em 17/06/04 - 1 Peso Uruguaio = US$ 0,03364

29,72500 Peso Uruguaio = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: El País, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?