O apetite chinês continua imparável. No primeiro semestre, as importações de lácteos do país asiático aumentaram em 33% em volume, com 2,29 milhões de toneladas. Os maiores volumes foram de leite em pó integral, sendo o Uruguai o terceiro maior fornecedor.
Entre janeiro e junho, as compras externas de leite em pó integral somaram 535.557 toneladas, uma recuperação de 29% em relação ao primeiro semestre do ano passado. O Uruguai forneceu 11.650 toneladas, um aumento de 35% em relação às 8.625 toneladas do ano passado, segundo dados do site especializado Clal, processados pela OCLA.
No primeiro lugar está a Nova Zelândia, com embarques que totalizaram 498.750 toneladas no primeiro semestre do ano, também apresentando um aumento de 28% com relação ao ano anterior. Em segundo lugar a Austrália, com 14.593 e uma melhora de 19% ano a ano, apesar das tensões político-comerciais enfrentadas pelos dois países.
As exportações argentinas caíram 37% entre janeiro e junho em relação ao mesmo período do ano passado, com compras que passaram de 1.354 toneladas para 583 toneladas.
Se observarmos os dados de junho, as compras externas de leite em pó integral da China totalizaram 68.598 toneladas, subindo 84% em relação às 37.211 toneladas registradas no mesmo mês do ano passado, no auge da pandemia Covid-19.
Exportações de lácteos do Uruguai em julho caíram em volume, mas aumentaram em valor
As exportações de lácteos do Uruguai em julho somaram 17.553 toneladas, 18% abaixo das 21.413 registradas no mesmo mês do ano passado, segundo dados da alfândega. Em valor, porém, somaram US $ 63,829 milhões, um aumento de 7% em relação aos US $ 59,521 milhões faturados em julho de 2020.
A China foi o principal destino, seguida da Argélia e do Brasil. No caso da China, os pedidos de exportação somaram 5.885 toneladas no valor de US $ 21 milhões. Os embarques para a Argélia somaram 4.712 toneladas por US $ 18 milhões. E para o Brasil, os pedidos somaram 2.431 toneladas por US $ 9,1 milhões.
No acumulado do ano, os embarques somaram 126.519 toneladas por US $ 412 milhões, um aumento de 2% na quantidade de produtos e de 7,8% no faturamento.
As informações são do Blasina y Asociados, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
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