Uruguai: faturamento com exportações de lácteos aumenta; Brasil foi principal destino

Mesmo com menor volume exportado, o Uruguai faturou mais com as exportações de lácteos entre janeiro e outubro de 2021, com o Brasil como principal destino.

Publicado por: MilkPoint

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Nos primeiros 10 meses do ano, as exportações de lácteos do Uruguai foram 7% superiores às do mesmo período de 2020 em valor. O aumento deveu-se ao maior faturamento com leite em pó integral, leite em pó desnatado e manteiga.

Entre janeiro e outubro de 2021, as vendas ao exterior, medidas em receitas em dólares, cresceram 7%. Por produto, o aumento é explicado pelas maiores exportações de leite em pó desnatado (+ 11%), leite em pó integral (+ 8%) e manteiga (+ 20%). O queijo caiu (-4%), informou o Instituto Nacional do Leite (Inale).

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No leite em pó integral, foram faturados US$ 34,5 milhões em outubro; no acumulado anual US$ 414,7 milhões (8% a mais que no mesmo período de 2021). As vendas de leite em pó desnatado em outubro foram de US$ 11,5 milhões; no acumulado, US$ 35 milhões (11% a mais). Manteiga, em outubro, US$ 6,8 milhões, no ano US $ 37,6 milhões (20% a mais). Queijos, em outubro, US$ 9,5 milhões, no ano US$ 4 86,7 milhões (menos 4%).

O total exportado em outubro foi de US$ 67,3 milhões; no acumulado de janeiro a outubro, US$ 610,4 milhões (7% a mais).

 

Menor volume

Inale destacou que, no acumulado até outubro, os volumes de todos os principais produtos caíram, sendo a maior queda do leite em pó integral e dos queijos, da ordem de 6% cada, seguida de queda de 5% no leite em pó desnatado e manteiga, no que diz respeito à quantidade exportada no acumulado dos primeiros 10 meses de 2020.

O aumento da receita cambial, apesar da queda nas exportações, é explicado pelo aumento dos preços internacionais.

O principal destino foi o Brasil, com 25% das exportações, seguido pela Argélia (23%), China (20%), Rússia (6%) e México (4%).

As informações são do Todo El Campo, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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