ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uruguai: expectativa de aumento da produção leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0
-->"A produção leiteira vai crescer muito a partir de setembro, porque há muito pasto no país. O cenário mostra uma produção em crescimento." Essa afirmação denota a perspectiva do presidente da República do Uruguai, Jorge Batlle. A esperança de que o setor leiteiro uruguaio tenha uma rápida reativação é sustentada não somente pelo presidente do país, mas também, pelos menores produtores.

O presidente da Junta Nacional do Leite, Juan Peyrou, disse que o Uruguai está diante de uma boa primavera. "Tem chovido bem, e a produção de leite começou a crescer em julho e agosto." Além disso, o atraso nas parições do outono poderá promover a coincidência entre as lactações novas, com a boa situação da pastagem no país.

Dados da Oficina de Programação e Planificação Agropecuária mostram que a produção de leite no Uruguai no primeiro semestre do ano aumentou 3% com relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2000, registrou-se uma importante seca, que provocou a queda de 17% no volume produzido. Caso o aumento na produção observado no primeiro semestre mantenha-se no ano todo, a indústria receberá cerca de 1,050 bilhão de litros de leite.

Peyrou destacou o vínculo que existe entre o setor leiteiro e a região e que, caso a economia regional não seja reativada, será necessário vender o leite fora dos mercados regionais.

Esperança na indústria

O setor industrial também está esperançoso com relação aos próximos meses, achando que poderão proporcionar uma importante reativação do setor leiteiro no Uruguai. "Para a produção, as condições são realmente muito boas. Será uma primavera excepcional," disse o subgerente de relações cooperativas da Conaprole, Enrique Malcuori.

Porém, Malcuori informa que um aumento na produção poderá gerar complicações comerciais. "Talvez a parte mais complicada está relacionada ao comércio. Devido à aftosa, a situação da região complicou-se bastante." Segundo ele, a permanente "desvalorização descontrolada" da moeda brasileira e o "bloqueio" argentino estão dificultando bastante as vendas de lácteos nestes mercados. Além disso, ele disse que uma possível reabertura do mercado mexicano, ou a saída do produto para outros mercados extra-regionais, podem ser fatores de reativação importantes para o setor.

O gerente de extensão produtiva da Parmalat do Uruguai, Horacio Molinari, disse que o aumento da produção de leite é muito significativo, comparado com anos anteriores. "O clima tem acompanhado, há muita umidade no solo."

Missão mexicana

Com vistas a uma possível reabertura do mercado, iniciou-se nesta semana uma missão sanitária do México no Uruguai, que avaliará a situação do país durante 2 semanas. O objetivo principal dos técnicos mexicanos é realizar uma inspeção sanitária em 19 fábricas leiteiras e em algumas propriedades afetadas pela febre aftosa.

O mercado do México permanece fechado para o Uruguai desde abril. Em 2000, a venda de lácteos uruguaios ao México totalizou US$ 18,4 milhões - cerca de 20,4% do total das importações feitas por este mercado.

Fonte: El Observador (por Gerardo Minutti), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures