ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Universo dos queijos precisa ser mais explorado pelo varejo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
3

No bate-papo da SuperVarejo desta terça-feira (dia 15) com o “mestre dos queijos”, Fernando Oliveira, proprietário da loja A Queijaria, na Vila Madalena (SP), foi possível conhecer todas as oportunidades de negócios deste vasto universo dos queijos artesanais e industrializados.

Ao contrário do que muitos imaginam, as maturações dos queijos são quase parecidas com o processo dos vinhos, no aspecto “quanto mais velho, melhor”. Além disso, segundo ele, os supermercados precisam rever esse formato de vendas antigo, de mais de 30 anos, e que até hoje é adotado pelas lojas.

“Eles poderiam aumentar muito mais as vendas e o conhecimento nesta categoria. As gôndolas são sempre as mesmas. Ou seja, a indústria evoluiu mas na forma de vender ainda há pouca inovação. É preciso reinventar novos formatos de vendas, que não seja  o autoatendimento, e incluir, por exemplo, o contato mais pessoal, olho no olho, investindo na orientação das equipes”, detalha Oliveira, que há sete anos abriu sua loja física A Queijaria, considerada a primeira no Brasil especializada em queijos, ao mesmo tempo em que manteve a sua loja online, chamada Queijo Artesanal, atuante desde 2008. Ele também foi consultor educacional de queijos do Grupo Pão de Açúcar, por alguns anos.

Por tudo isso, o especialista ressalta também o quanto é importante obter o máximo possível de informações, já que hoje esse universo dos queijos em São Paulo é composto por mais de 600 nomes diferentes, e 80% dos estados brasileiros têm procurado produzi-los cada vez mais. “É preciso entender sobre o que se trabalha. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que na verdade o queijo não vem do leite, mas sim da terra, que por sua vez possui um conglomerado de animas visíveis e invisíveis, para só depois virar leite e queijo. Na verdade, ele é produzido como um alimento vivo, que vai maturando com o passar do tempo, sem validade específica. E para isso foi criado inclusive um novo termo, conhecido como ‘queijo vivo’”, esclarece.

É em razão de todos esses detalhes, que Oliveira acredita que ainda há muitas coisas a serem feitas em toda a cadeia de queijos, além da legislação, para que se explore e aumente mais as vendas entre os supermercados de pequeno, médio e grande porte, fazendo inclusive com que o cliente entenda porque vale a pena desembolsar um pouco mais por um tipo ou outro de queijo.

“Trata-se da construção constante de uma cultura queijeira, que inclusive já estamos fazendo. É claro que nos últimos cinco anos aconteceu muita coisa neste segmento, mas ainda estamos construindo o que vai acontecer nos próximos cinco ou 10 anos. Por enquanto, estamos entendendo o contexto dos queijos produzidos em cada região e mais para frente trabalharemos o desenvolvimento dos formatos e receitas”.

Em função da pandemia, a loja do empresário está realizando somente os atendimentos de retirada dos queijos, enquanto a sua loja virtual lhe garante praticamente 90% do faturamento, realizando entregas em São Paulo.

As informações são do Super Varejo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures