A produção de leite na UE-27 teve um crescimento mais positivo no último trimestre, após um início de ano lento.
No entanto, as comparações anuais precisam ser vistas à luz da produção reduzida em 2020, quando os mercados estavam cambaleando com o início dos bloqueios causados pela pandemia.
A produção no primeiro trimestre de 2021 foi aproximadamente igual aos níveis do ano anterior, após o ajuste para o ano bissexto em 2020. Os baixos níveis de produção na primeira parte do ano, especialmente na França e na Alemanha, puseram fim ao crescimento visto em todo o continente até a segunda metade de 2020.
Os níveis de produção se recuperaram durante a primavera, embora grande parte do crescimento anual se deva às baixas entregas até a primavera de 2020. Devido ao fechamento de mercados naquela época, muitas das principais regiões produtoras (França, Alemanha, Itália, Espanha) viram as entregas de leite reduzidas.
No acumulado do ano (janeiro a junho), as entregas gerais na UE-27 aumentaram 0,6%. A Comissão Europeia espera que a produção da UE-27 continue em crescimento durante o resto do ano, terminando o ano com um aumento de 0,8%.
Isso sugere um crescimento de pouco mais de 1% no segundo semestre do ano, e é baseado na visão de que os preços do leite cru permanecerão suficientemente altos para ajudar a compensar o aumento dos custos da ração.
As informações são do Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB), traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.