A produção de leite na União Européia (UE) no ano de 2004 vem sendo menor do que a de 2003. No entanto, esta diferença vem diminuindo cada vez mais, à medida que transcorrem os meses.
De acordo com um informe da European Dairy Farmers, a produção até setembro de 2004 nos 15 países membros da UE (que já faziam parte do bloco antes da ampliação) foi 1,7% menor do que no mesmo período do ano anterior. Ao contrário, nos 10 novos países membros do bloco europeu, a produção aumentou 2% no período com relação a 2003.
A oferta limitada é o fator determinante da atual situação do mercado comunitário. O preço do leite em pó tem aumentado rapidamente, apesar de ter havido nas últimas semanas uma fase de correção.
O mercado internacional de lácteos permanece estável. Uma oferta relativamente escassa tem levado a preços históricos, ainda que permaneça incerto o tempo em que esses preços se manterão como estão, considerando o contínuo declínio na taxa de câmbio do dólar dos Estados Unidos. Este é um fator que influencia negativamente a demanda internacional, o que pode prejudicar a posição exportadora da UE.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.