A crescente produção de leite na União Européia (UE) registrada no início do ano começou a cair. Durante os quatro primeiros meses do ano, a produção dos 15 países membros do bloco europeu antes de sua ampliação foi 0,8% maior do que no ano anterior, mas nos 10 novos estados membros, o aumento foi de 7,1%.
Segundo estimativas da European Dairy Farmers, os preços dos produtos lácteos no mercado da UE permanecem estáveis a um nível relativamente elevado. As exportações continuam aliviando as condições do mercado, no momento, enquanto as ofertas à intervenção estatal de manteiga e leite em pó são limitadas.
Desde primeiro de julho houve uma nova redução nos preços institucionais devido à aplicação da reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Tem havido reduções nas restituições às exportações e às ajudas internas, em muitos casos, de uma forma desproporcional. Segundo a European Dairy Farmers, as atuais condições do mercado não parecem tender a uma redução dos preços em curto prazo.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.