A relativa estabilidade dos preços do leite na União Européia (UE) está diretamente relacionada com uma menor oferta. No entanto, esta diferença na produção com relação a 2003 está diminuindo à medida que o ano avança.
De acordo com um informativo da European Dairy Farmers, a produção de leite até agosto de 2004, nos 15 primeiros países membros que compõem o bloco foi 1,4% menor do que no mesmo período de 2003. Em contrapartida, nos 10 novos estados membros, as entregas aumentaram 2,5%. No total, nos 25 países que fazem parte da UE a oferta de leite reduziu em 0,9%. No entanto, até julho, a redução da oferta foi de 1,1%.
A política instituída pela Comissão Européia, baseada na redução das restituições e na eliminação dos estoques de intervenção, não deverá mudar. Os preços do leite em pó e da manteiga, que caíram bastante em 2002, tiveram uma ligeira recuperação em 2003 e estão progredindo lentamente em 2004.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.