O consumo de queijos na União Européia (UE) durante o ano de 2004 aumentou e se prevê que siga a mesma tendência, segundo um informe realizado pelo Serviço Agrícola Externo (Foreign Agriculture Service - FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Esta maior demanda seria acompanhada de uma maior produção, de forma que a demanda deverá absorver as maiores entregas de leite, as quais têm aumentado com relação a 2004.
Como conseqüência, a produção de leite em pó integral e de leite em pó desnatado deverá se manter abaixo do potencial de mercado, que se espera que se mantenha firme até que a produção da Oceania abasteça a oferta.
As deficiências no abastecimento de leite em pó desnatado em 2004 foram cobertas pelas vendas dos estoques de intervenção da UE, que deverão acabar ao longo de 2005.
O mercado de manteiga também tem se beneficiado com esta situação, ainda que não no mesmo nível. A integração dos novos Estados Membros levou a um maior dinamismo no comércio intra-comunitário. A adesão não provocou nenhum prejuízo no mercado de lácteos, como se temia, e os pecuaristas destes países têm se beneficiado dos preços mais altos.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
UE: FAS prevê que maior demanda por queijos continuará
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.