UE corta novamente subsídios de exportação de lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As taxas de subsídios de exportação aos produtos lácteos da União Européia (UE) foram novamente cortadas na semana passada pelos administradores de mercados em Bruxelas em preparação para a introdução de preços menores de intervenção a partir de julho.

A Comissão Européia citou o crescente potencial de exportação juntamente com o enfraquecimento do euro como razão para os cortes extras.

Figura 1

Esta medida também atraiu críticas dos líderes da indústria da Irlanda, que acusaram a Comissão de um pré-esvaziamento dos cortes nos preços dos lácteos determinados pela reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

Cerca de 58% da manteiga sob intervenção do governo e 61% do leite em pó desnatado atualmente nos estoques da UE foram vendidos pelas cooperativas irlandesas.

O presidente do comitê nacional de lácteos da Associação de Produtores Rurais da Irlanda, Michael Murphy, disse que os cortes cobririam o mercado. "Entretanto, é óbvio que nossa indústria tem mostrado pouca iniciativa de mercado e permanece alarmantemente dependente das commodities sob intervenção".

As cooperativas precisam resolver as ineficiências da indústria e seriamente atacar os produtos sub-valorizados se quiserem preços viáveis para o leite no futuro, disse Murphy.

Em 23/06/05 - 1 Euro = US$ 1,2127

Fonte: Farmers Weekly (por Sam Fortescue), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?