Os operadores da União Européia (UE) temem que, se na segunda metade do ano a demanda se mantiver tão boa como está agora, a oferta de leite em pó poderá ser insuficiente para satisfazer as compras, segundo estimado pelo European Dairy Farmers (EFD). A elevada atividade comercial prevista para os próximos meses poderia levar à alta dos preços do mercado de proteína.
Estas boas perspectivas, juntamente com a diminuição dos estoques e com as baixas compras de intervenção pelo Governo levam a previsões de que o preço no mercado doméstico seguirá firme, apesar da produção alta por motivos estacionais. No entanto, estas previsões otimistas contrastam com o anúncio de redução de preços feito por várias empresas européias (como as alemãs Humana e Nordmilch, a irlandesa Kerry e a britânica Arla Foods UK).
Desde o início do ano, a produção da UE não parou de crescer. No primeiro trimestre, a produção dos 15 países que já eram membros da UE antes da ampliação do bloco foi 0,9% mais alta. Nos novos estados membros, o aumento foi de 5,3%.
Durante a safra 2004/05, os últimos dados indicam que a média de produção da UE-15 é 0,9% maior que a cota. Na UE-25, esta é 1,4% maior que a cota, sem a correção de gordura.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
UE: consumo de lácteos se mantém alto
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.