A coleta de leite nos Estados Membros da União Européia (UE) aumentou 0,5% nos últimos 12 meses, segundo dados publicados pelo serviço de estatística do bloco europeu, Eurostat.
O aumento na coleta de leite na UE se deve principalmente à entrada de novos países no bloco, já que os índices de produção dos 15 membros que já faziam parte do bloco antes da ampliação caíram ligeiramente (0,2%) neste último ano.
Os países que registraram um maior aumento em sua coleta durante esses 12 meses foram Letônia (9,9%), Polônia (9%) e Chipre (8,6%), e os que apresentaram maior redução foram Hungria (-6,5%), Irlanda (-3%) e Áustria (-2,8%).
Com relação aos dados de maio de 2005, a coleta de leite na UE aumentou 1% com relação ao mês anterior, o que representa 500 mil toneladas a mais de leite.
Foram registrados aumentos de mais de 10% neste mês na Polônia (11,7%), Irlanda (12,2%), Letônia (19,2%) e Lituânia (25,8%), segundo o Eurostat.
Itália (-4,6%) e França (-4,1%) apresentaram, por sua vez, as maiores quedas na coleta com relação ao mês anterior, enquanto a queda na Espanha foi de 2,4%,
Fonte: Terra Actualidad - Agencia EFE, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.