Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Tirol prevê alta menor de vendas para festas de fim de ano

Embora as festas de fim de ano gerem altas, a alta em 2021 será menor que a dos últimos anos. Saiba mais aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 13/12/2021 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Laticínios Tirol, uma das maiores companhias de lácteos no país, prevê aumentar em 15% as vendas de creme de leite e leite condensado em dezembro, em comparação à média dos três meses anteriores. “Esses produtos são bem procurados pelos consumidores na época de festas, e a culinária familiar está em expansão com a pandemia”, diz Jossemar Olivo, diretor comercial e de marketing da companhia. “Porém, a alta em 2021 será menor que a dos últimos anos”, afirma o executivo.

No passado recente, a curva de vendas no período subiu cerca de 22%. Ademais, em comparação a dezembro de 2020, a projeção fica “estacionada”. As razões para o desempenho mais fraco já são conhecidas. A inflação corroeu o poder aquisitivo da população. A redução de compras se nota inclusive em itens como o leite UHT, a commodity setorial. A Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV) projetou recentemente queda de 8% a 10% nas vendas de leite UHT em 2021.

A Tirol tem atuação nacional, mas se concentra mais no Sul, onde comercializa cerca de 60% do volume de leite condensado e creme de leite, por exemplo. A força da marca nos Estados da região deverá contribuir para o desempenho esperado em nível nacional – já que, segundo Olivo, a renda no Sul é “um pouco mais equalizada”. Ainda assim, ele reforça que a companhia vive a mesma realidade de outros players: margens mais apertadas em 2021 devido à escalada de custos de matéria-prima e outros insumos, e dificuldade de repasse às gôndolas. “Como o consumo está mais restrito, a ‘briga’ pelo cliente no ponto de venda é maior”.

Continua depois da publicidade Agroceres

Com menos dinheiro, as pessoas estão migrando para outros perfis de produtos. “A mistura láctea é uma variação da categoria de condensados que tem se destacado desde o ano passado”, diz Silvia Hees, gerente de contas da divisão Worldpanel da Kantar. Trata-se de um produto “mais ralo” e de menor custo – que, por ter um preço mais acessível, deve contribuir para o desempenho positivo esperado para a categoria de condensados neste ano, avalia a executiva. A categoria de condensados não inclui os cremes de leite.

Segundo a Kantar, a participação de mercado da mistura láctea na categoria de condensados cresceu de 3,5%, em 2019, para 6,8% em volume em 2020. A Tirol tem o item no portfólio e notou aumento de vendas especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O leite condensado, por sua vez, recuou de 95,8% em 2019 para 92,2% em 2020, indica a Kantar.

A realidade econômica brasileira não deve mudar no curto prazo, então a Tirol trabalha com projeções de um “cenário desafiador”. “O primeiro trimestre será muito parecido com o que vivemos agora, com processo de retomada da economia ainda incerto e o consumidor com menor confiança”, afirma Olivo.

A companhia, porém, tem o próprio perfil a seu favor, diz. O portfólio de produtos tem mais de 170 iogurtes, achocolatados, bebidas lácteas, requeijões, manteigas e queijos, entre outros, o que permite ajustes estratégicos conforme o comportamento de consumo. Empresas com menos opções têm mais problemas em cenários como o atual.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Na ponta produtiva, a Tirol não abandonou os planos mesmo em meio à pandemia. Inaugurou uma nova unidade em Ipiranga (PR) em julho, que recebeu R$ 150 milhões em aportes e tem capacidade de produção diária, ampliável, de 600 mil litros de leite UHT. O plano não foi abandonado diante das adversidades. “Crises são transitórias e o país vai voltar a crescer. Quem tiver o parque fabril mais organizado, vai aproveitar à frente”, acredita.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Leia também:

  • Tirol inaugura fábrica de leite no interior do Paraná

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?