Segundo matéria do Valor, a Laticínios Tirol, localizada em Treze Tílias (SC), decidiu apostar na produção de leite em pó. A empresa, com vendas concentradas no Sul e parte do Sudeste, pretende com, o novo produto, também explorar as regiões Norte e Nordeste do país e no mercado externo.
"Não íamos antes ao Nordeste porque o valor do leite longa vida é muito baixo e não compensa o frete. Agora temos planos de chegar lá com o leite em pó", explica o diretor comercial da Tirol, Roberto Rofner. No exterior, o laticínio já está iniciando contatos com atacadistas e multinacionais, mas, segundo Rofner, ainda não há estimativas de mercado. "Estamos indo aos poucos. Acredito que 2006 será o ano em que atingiremos novos mercados".
A empresa começou a construir uma nova planta, direcionada somente ao leite em pó, há pouco mais de dois anos. A estratégia ganhou relevância ao ficar pronta em um momento de mercado favorável para a aposta. O leite em caixinha está com preço em queda e há expectativa de excedente lácteo no oeste de Santa Catarina, onde está a bacia leiteira da empresa. A Tirol está captando hoje 800 mil litros por dia.
"Estamos aproveitando o excedente para fazer leite em pó, um produto que se conserva por mais tempo e que pode chegar a mercados mais distantes". Segundo o instituto Epagri-Cepa, vinculado à Secretaria de agricultura do Estado, o preço do leite longa vida está em R$ 0,49, em queda de R$ 0,06 no último mês.
O valor do investimento na nova unidade não foi revelado. A produção inicial está sendo de 100 mil litros por dia, mas a fábrica tem capacidade para 400 mil. Na fase inicial, a Tirol poderá fabricar leite em pó para terceiros para não deixar a planta parcialmente ociosa. A produção inicial será em embalagens de 25 quilos, voltadas para o atacado, mas em até seis meses a empresa pretende fracionar o leite em embalagens de 200 e 400 gramas, visando o consumidor final. A indústria estima produzir a plena capacidade em cerca de um ano.
Com 30 anos de mercado e 600 funcionários, a Tirol operava até agora com 35 tipos de produtos como leite, iogurte, manteigas, cremes de leite e doces de leite. Suas vendas estão ainda concentradas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo. A empresa não divulga faturamento, mas espera crescimento de 12% na receita bruta neste ano em relação a 2004.
Fonte: Valor (por Vanessa Jorgenfeld), adaptado por Equipe MilkPoint
Tirol parte para a produção de leite em pó
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.