Tetra Pak lança site acessível a deficientes visuais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A empresa de embalagens Tetra Pak está lançando seu novo site, que apresenta uma novidade. O www.tetrapak.com.br foi desenhado para permitir que deficientes visuais possam interagir normalmente com o site, usando programas leitores de tela com sintetizador de voz. Estes programas imitam a voz humana e "lêem" para os usuários tudo aquilo que aparece na tela do computador.

Entretanto, se o site não for preparado para este propósito, as informações transmitidas podem ficar desconexas, dificultando e, em alguns casos, impedindo a navegação para este público.

"A acessibilidade é uma das metas da Tetra Pak, como parte de sua política internacional de diversidade", explica Carla Coelho, diretora de Comunicações da empresa. "Isso significa garantir ao público informação de qualidade", completa.

De acordo com Marcelo Bergasse, diretor de criação da Eyedea, empresa responsável pelo desenvolvimento do site, a grande maioria dos sites pode se tornar mais acessível através de pequenos ajustes. "Permitir que toda a navegação seja feita pelo teclado, descrever imagens com textos, organizar as informações em colunas verticais são alguns exemplos" ressalta o executivo.

Laércio Santana, 38 anos, deficiente visual de nascença, faz parte do grupo de deficientes visuais que acessam a Internet com freqüência, utilizando leitores de tela. Analista de sistemas há 17 anos na Prodam, Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo, e consultor na área de acessibilidade e multimídia, foi um dos responsáveis pelos testes de validação do site da Tetra Pak.

Segundo Santana, as iniciativas de acessibilidade digital voltadas aos deficientes visuais ainda são muito limitadas, restritas praticamente à esfera pública. "No setor privado existem poucos sites totalmente preparados para interagir com leitores de tela, como o da Tetra Pak. Apenas alguns segmentos estão mais avançados neste sentido, como o setor bancário", afirma.

Segundo dados do censo demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,8% da população brasileira, ou seja 16,600 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência visual. Destes, 160 mil são cegos, 2,4 milhões possuem grande dificuldade permanente de enxergar e 14,0 milhões têm alguma dificuldade permanente de enxergar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Tetra Pak, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?