Tetra Pak investe em reciclagem e transforma embalagens cartonadas em "telhas longa-vida"

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma tecnologia inovadora, inteiramente desenvolvida no Brasil, está provocando uma revolução na reciclagem de caixas longa-vida. O alumínio e o plástico presentes nestas caixas, antes destinados a ocupar espaço em aterros sanitários, agora estão sendo aproveitados para a produção de telhas para a construção civil. Toda a cadeia produtiva sai ganhando: as cooperativas de catadores de material reciclável, as empresas recicladoras e o consumidor que busca um produto de qualidade a baixo custo. A Tetra Pak, empresa associada ao Fome Zero, é a responsável por este projeto.

A pesquisa que originou a tecnologia das "telhas recicladas" começou em 1999 e, hoje, o projeto é auto-sustentável e lucrativo para o círculo de produção envolvido: as cooperativas de catadores conseguem vender as embalagens pós-consumo por melhores preços; as empresas que reciclam papel podem comercializar os resíduos que sobram do processo de separação; também saem ganhando os recicladores que obtêm lucro ao transformar estes mesmos resíduos em telhas, as comunidades onde estão instaladas as indústrias (já que há geração de emprego, renda e maior arrecadação tributária) e, por fim, o consumidor, que pode comprar um produto de maior qualidade e mais barato. Para Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, há ainda uma importante vantagem: um menor impacto ambiental. "Oferecemos uma tecnologia que preserva o meio ambiente ao mesmo tempo em que gera renda e emprego." A Tetra Pak investiu 1 milhão de reais na pesquisa da tecnologia.

Hoje existem dez fabricantes de placas de telhas (como são chamadas no mercado) no Brasil inteiro, empregando diretamente 207 trabalhadores. Pouco tempo depois do contato com os primeiros recicladores, a marca de produção chegou a 450 toneladas de telhas por mês, o que equivale ao processamento de mais de 64 milhões de embalagens. Com o aumento das vendas, as embalagens passaram a valer mais para os recicladores e catadores.

Porém, apenas 15% das embalagens foram recuperadas. Por isso, a estratégia da Tetra Pak é divulgar informação para aumentar a coleta seletiva. A empresa cede alto-falantes e toca-fitas para as cooperativas, que divulgam nos bairros onde atuam a importância da separação do lixo.

A principal vantagem para a população em geral é que as telhas recicladas são mais baratas - cada uma custa em média 16 reais, valor 30% abaixo das disponíveis no mercado. Têm também maior qualidade - as telhas feitas a partir de caixas longa-vida são mais resistentes e duráveis em relação às tradicionais. Além disso, ao valorizar a cadeia de reciclagem, também se evita que toneladas de plástico e alumínio vão para o lixo. Isso porque, normalmente, só o papel é aproveitado. Os dois outros componentes acabam ocupando espaço em aterros sanitários, o que gera custos de transporte e destinação ambiental para as recicladoras de papel.

Fonte: Fome Zero, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?