ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Syngenta diz que venda para ChemChina não traz risco aos EUA

A venda da Syngenta para a estatal chinesa ChemChina não representa riscos para a segurança alimentar ou a segurança nacional dos EUA, disse a companhia suíça na última quinta-feira (24/3) em resposta a um grupo de senadores norte-americanos que vêm demonstrando preocupação com o negócio.

Quatro senadores representando Estados agrícolas dos EUA enviaram uma carta ao Tesouro pedindo que a Comissão sobre Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (Cfius, na sigla em inglês) analise os possíveis efeitos do acordo sobre a segurança alimentar do país. De acordo com os legisladores, o controle estrangeiro de partes importantes da produção de alimentos nos EUA pode representar uma ameaça.

A Cfius possui representantes de 16 departamentos e agências, que incluem o Tesouro e os departamentos de Segurança Interna e de Defesa, mas não o Departamento de Agricultura (USDA). Em sua carta ao Tesouro, os Senadores pediram a participação formal do USDA e da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) na avaliação. A América do Norte é responsável por cerca de 25% da vendas totais da Syngenta. A companhia tem participação de 10% no mercado de sementes de soja nos EUA, e de 6% em sementes de milho.

A Syngenta disse apoiar uma avaliação completa do negócio pelo governo dos EUA, e reiterou que vai continuar trabalhando com as agências competentes durante o processo. Porém, afirmou que a transação proposta não suscita questões de segurança alimentar ou questões de grande importância para a segurança nacional.O acordo, anunciado em fevereiro, representa a maior aquisição realizada no exterior por uma companhia chinesa. O negócio, se concluído, vai realinhar o mercado global de sementes e pesticidas, num momento em que a China tenta modernizar seu setor agrícola, reduzir sua dependência de importações e enfrentar concorrentes ocidentais de longa tradição.

Entenda o caso:

Acordo de Syngenta e ChemChina preocupa legisladores dos EUA

As informações são do Dow Jones Newswires.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.