Supermercados vendem mais no período janeiro-julho

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor supermercadista registrou um crescimento de 1,17% nas vendas nos sete meses deste ano sobre 2003 em valores reais (descontada a inflação), segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os números são positivos, mas é necessário ressaltar que o setor ainda não conseguiu recuperar as perdas do ano passado, quando acumulou uma queda de 4,5% nas vendas.

Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 7,7%. Na comparação com o mês passado, o aumento foi de 6,64%. "Julho foi um bom mês, mas também não podemos esquecer que a base era ruim. Julho do ano passado havia registrado uma queda de 3,89% em comparação a julho de 2002", afirmou Oliveira.

Apesar de avaliar como bom o crescimento, ele disse que os dados macroeconômicos "estão longe" de serem considerados positivos pelos supermercadistas. "Uma taxa de juros de 16% desestimula quase todo o investimento. A taxa de desemprego continua muito elevada. Não está melhor, está menos ruim", resumiu Oliveira.

Pelos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego de junho foi de 11,7%.

Segundo analistas, o crescimento em supermercados é mais modesto do que a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada anteontem pelo IBGE porque depende mais das vendas de alimentos, que respondem pela maior participação no faturamento do setor e cujo aumento só acontece com uma reação forte na renda e no emprego. De acordo com o IBGE, o comércio registrou em junho uma alta de 12,8% no volume comercializado sobre 2003.

Segundo Oliveira, o setor está apresentando uma melhora nas vendas não só pela retomada da economia, mas também porque houve um crescimento físico. "No ano passado, mesmo com a queda de vendas, foram abertas cerca de três mil lojas".

A Abras manteve a previsão de crescimento de 2% em 2004, mas Oliveira afirmou que ela pode ser alterada caso o mês de agosto volte a registrar alta nas vendas.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Gabriela Wolthers), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?