A seqüência de altas nas taxas de juros levaram à redução real (já descontada a inflação) de 0,64% nas vendas dos supermercados em maio na comparação com abril. Em relação a maio do ano passado, a queda foi de 0,27%.
Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a desaceleração da economia gerada pelo aumento dos juros foi responsável pela retração do consumo.
Em abril, as vendas registraram forte desaceleração de 9,63%. "Não nos surpreende. Nosso crescimento vai depender de outros fatores, como as conseqüências da crise política, a taxa de desemprego e a taxa de juros", disse o presidente da Abras, José Carlos de Oliveira.
Mesmo com a retração, no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano os supermercados registram vendas 4,27% acima das de igual período do ano passado. O aumento foi influenciado, principalmente, pelos bons resultados da Páscoa.
O presidente da Abras prevê queda gradual nas vendas do setor neste ano. Oliveira afirma que o acumulado do primeiro semestre deve fechar com alta, mas já abaixo de 4%. Para o ano, Oliveira não alterou a previsão de crescimento de 3%.
"Passados os efeitos da sazonalidade de janeiro e de fevereiro, a ótima Páscoa, que neste ano foi em março, e alguma influência da economia, que melhorou, vamos ter números mais reais", afirmou.
A Abras divulgou que o volume das vendas no primeiro quadrimestre, o dado de maio ainda não foi fechado, cresceu 4,9% em relação ao mesmo período de 2004. O faturamento dos supermercados subiu 5,45% no período.
Fonte: Folha de S.Paulo (por Clarice Sptiz), adaptado por Equipe MilkPoint
Supermercados vendem 0,64 % menos em maio
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.