Supermercados regionais conquistam espaço

Publicado por: MilkPoint

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Os supermercados regionais estão diversificando os negócios e abrindo novas lojas para seguir em franca expansão. As empresas aproveitam os espaços deixados pelos gigantes supermercadistas e crescem mais do que a média do setor, que foi de 9,4% (nominal) em 2004.

A mineira DMA Distribuidora S.A., dona dos Supermercados Epa, com faturamento acima de R$ 1,1 bilhão em 2004, investiu em torno de R$ 10 milhões para abrir, no mês passado, um atacado em Belo Horizonte. Já a paulista Savegnago, que faturou R$ 398,6 milhões no ano passado, iniciou neste ano a construção de um empreendimento de R$ 7 milhões que, além de uma nova loja, abrigará duas salas de cinema e área de alimentação em Sertãozinho (SP).

Enquanto isso, a rede Bretas, com 42 unidades instaladas pelo interior de Minas Gerais e Goiás, amplia a área comercial de suas lojas e planeja duas inaugurações para este ano.

A meta das empresas é fechar 2005 com crescimento real bem superior aos 3,5% previstos para o ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A DMA projeta uma alta real entre 10% a 15% em sua receita durante 2005. Já a meta do Savegnago é de expansão real de 7% nas vendas.

Em 2004, ano em que o setor atingiu alta nominal de 9,4% nas vendas, os números obtidos pelas redes regionais foram expressivos. A DMA registrou crescimento nominal de pouco mais de 44%, com um faturamento de R$ 1,13 bilhão, conforme números da Abras. O Savegnago, presente com 17 lojas no interior paulista, teve alta nominal de 24% nas vendas em 2004 e a rede Bretas cresceu 25% no período.

A ampliação de rede foi a principal estratégia utilizada pelas empresas para elevar as receitas. Neste ano, a abertura de lojas ainda é política mais adotada, mas as redes inovam nos investimentos para atrair um novo público.

Atacado

Com as vendas por atacado, a DMA dá início ao atendimento ao pequeno varejo e, até mesmo, à crescente demanda de consumidores finais que levam em conta o preço do produto acima de tudo, o que cedeu espaço para a prática jocosamente denominada no mercado de "atacarejo".

"A inauguração do atacado tem em vista uma necessidade da empresa diversificar seus negócios para chegar aos diversos perfis de consumidores", explicou o diretor de marketing da DMA, Roberto Gosende.

Desde 1998, a DMA procura diversificar sua atuação. Naquele ano, o grupo inaugurou a bandeira Mart Plus, um conceito de supermercados voltado às classes A e B.

As lojas da Mart Plus fazem parte da rede dos 63 supermercados da DMA, presentes em Minas Gerais e Espírito Santo. O Via Brasil, como é chamado o atacado do grupo, está estabelecido na região oeste da capital mineira, com uma área comercial de 5,8 mil metros quadrados. Com um mix de 8,5 mil itens, a loja dispõe de 21 caixas. A expectativa é de que o atacado gere uma receita mensal de cerca de R$ 8 milhões.

A Savegnago também aposta seus recursos em um projeto diferenciado. A empresa iniciou neste ano obras para abrir, no início de 2006, um supermercado que terá ao seu redor área de alimentação e duas salas de cinemas, além de um amplo estacionamento. O empreendimento vai ocupar uma área de dez mil metros quadrados na região central de Sertãozinho, município com quase 100 mil habitantes. "É uma nova experiência para nós. A idéia surgiu porque Sertãozinho ainda não tem cinema", conta Sebastião Savegnago, que, junto com o irmão Antônio Savegnago, administra a rede interiorana.

Em outra direção, a rede de supermercados Bretas, sediada em Contagem (MG), planeja a inauguração de duas lojas em 2005. "Uma unidade está prevista para Poços de Caldas (MG). Já a o local da outra ainda está sob estudo", contou a gerente de marketing da rede, Lantenia Duarte.

Para a executiva, a expansão física é a única forma de uma empresa crescer. "Hoje as vendas não estão subindo. As empresas do setor só crescem com a aquisição de outras redes ou a abertura de lojas", acredita.

Sendo assim, os investimentos do Bretas têm se concentrado na ampliação de suas lojas. No ano passado, a rede realizou reformas em cinco unidades e aumentou a rede em duas unidades. Com isso, a área comercial da rede, somando todas as lojas, subiu de 85 mil metros quadrados, em 2003, para 97 mil metros quadrados, em 2004.

Fonte: DCI (por Eduardo Laguna), adaptado por Equipe MilkPoint
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