Supermercados aumentam faturamento em 2004
Publicado por: MilkPoint
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Os supermercados também conseguiram melhorar suas margens de lucro, que passaram para 1,8% em 2004. Ou seja, de cada R$ 100 vendidos, R$ 1,8 foi lucro. Em 2003, a margem de lucro era de 1,6%.
O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), João Carlos Oliveira, disse que essa melhora na margem de lucro também reflete ações que vêm sendo desenvolvidas pelo setor. "Há todo um trabalho de busca da redução de perdas com furtos e que está gerando resultados positivos", analisa.
Segundo ele, o bom desempenho nas vendas de 2004 é resultado do crescimento econômico que melhorou as condições de emprego e renda.
Para 2005, a Abras estima que as vendas no setor supermercadista registrem um incremento real de 3%. No primeiro trimestre, as vendas reais do setor cresceram 8,63% em relação a igual período de 2004. Em março, o crescimento nas vendas foi de 16,41% frente a fevereiro.
O aumento do poder aquisitivo do consumidor afetou o desempenho das marcas próprias, que vinham crescendo desde 1999. A participação desse segmento no faturamento caiu de 4,8% em 2003 para 4,6% em 2004.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no ano passado, o setor supermercadista destinou R$ 1,28 bilhão para investimentos em ampliação e reforma de lojas, entre outras aplicações, porém este valor é inferior ao R$ 1,512 bilhão aplicado pelo setor em 2003. Em 2005, a entidade prevê uma expansão dos investimentos em relação ao ano passado, para R$ 1,315 bilhão.
Concentração
O movimento de aquisições e incorporações ocorridas no ramo supermercadista continua aumentando o nível de concentração do setor. Prova disso é que os cinco maiores grupos supermercadistas do país faturaram R$ 39,26 bilhões em 2004, que significa 40,2% de todo o faturamento do setor, que totalizou R$ 97,7 bilhões no ano passado.
Em 2003, os cinco maiores grupos supermercadistas do país respondiam por 37% do faturamento de todo o setor, segundo ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Apesar desse avanço na concentração, o presidente da Abras, disse que não se trata de uma tendência. "Essa mudança pode ser explicada, principalmente, pela aquisição do Bompreço pelo Wal-Mart. Foi mais pontual do que uma tendência", aponta.
Essa aquisição também alterou a posição do ranking anual da Abras de supermercados, que considera os maiores faturamentos do setor. Com a incorporação do Bompreço, o Wal-Mart saltou para a terceira posição do ranking. Antes desse negócio, em 2003, o Bompreço era o terceiro do ranking e o Wal-Mart estava em sexto.
Com a subida do Wal-Mart no ranking de 2004, quem perdeu posição foi o Sonae, que passou do terceiro para o quarto lugar.
Não houve mudanças nas duas primeiras colocações do ranking. Pelo quinto ano seguido, o grupo Pão de Açúcar liderou o ranking da Abras de supermercados com o maior faturamento do setor no ano passado: R$ 15,43 bilhões. O resultado considera o desempenho das bandeiras Pão de Açúcar, CompreBem, Barateiro, Extra e Sendas.
O segundo lugar foi ocupado mais uma vez pelo Carrefour, que faturou R$ 12,12 bilhões no ano passado. Até 2000, o Carrefour era o líder do ranking da Abras e o segundo lugar era do Pão de Açúcar.
Fonte: Folha de S.Paulo, Estado de Minas/Superávit e Valor, adaptado por Equipe MilkPoint
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