Supermercados acirram disputa por clientes
Publicado por: MilkPoint
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No Carrefour, por exemplo, aquele que comprar dois cremes de leite Leco, de 200ml, a R$ 1,25 cada, pode levar uma terceira unidade para casa por R$ 0,01. O mesmo ocorre com a pipoca para microondas Hikari, de 100g, que custa R$ 1,19. Quem comprar duas leva outra por R$ 0,01. Já no Extra, há dois tipos de ofertas: envolvendo o mesmo produto ou conjugadas, com itens diferentes. Na compra de dois pacotes de Café 3 Corações, de R$ 3,28 cada, o cliente pode levar um pacote de biscoito cream craker Triunfo por R$ 0,01. Outro exemplo está na oferta do detergente líquido Extra. Na compra de seis unidades, de R$ 0,69 cada, a sétima sai por R$ 0,01.
Segundo o presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), José Nogueira, as promoções são frutos de fortes negociações com fornecedores. "É um sintoma da concorrência que fica mais acirrada na época do aniversário de algumas redes", observa. Apesar da briga pelos clientes ser direta entre os grandes supermercados, o reflexo da disputa também chega aos pequenos e médios. "Esses não utilizam campanhas vendendo produtos por R$ 0,01, mas têm de usar a criatividade e os preços ficam mais baixos", diz Nogueira.
O diretor de Marketing do Carrefour, Júlio Zaguini, explica que a promoção é válida para todo o País. "Só com o mote do R$ 0,01 teremos mais de 500 itens em oferta", diz. No Extra, há cerca de 200 produtos na campanha. "A reação da concorrência é natural e esperada, mas estamos bastante otimistas e acreditamos que teremos um crescimento de vendas de até 20% na comparação com setembro do ano passado", afirma Zaguini. Além da promoção de R$ 0,01, a rede também aposta em sorteios de automóveis e de carrinhos de compras.
"O Extra foi o pioneiro. Realizou a primeira promoção um centavo, em abril deste ano, quando, de cada cinco consumidores, um aproveitou a promoção para encher o carrinho", diz o diretor dos hipermercados Extra, Luiz Carlos Costa. Segundo o diretor de Comunicação da rede, Paulo Pompílio, "agora o Carrefour aproveitou seu aniversário para copiar um projeto que deu certo".
Fonte: Estaminas/Superávit (por Graziela Reis), adaptado por Equipe MilkPoint
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