ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sul torna-se a maior região produtora de leite; região Nordeste lidera crescimento na produção

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/10/2015

1 MIN DE LEITURA

8
1
Segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, a produção de leite do Brasil cresceu 2,7% em 2014, chegando a 35,2 bilhões de litros produzidos, como pode ser visto no gráfico abaixo:

Gráfico 1
– Produção brasileira de leite.


Pela primeira vez, desde que o IBGE disponibiliza sua série de dados, a região Sul foi a maior produtora de leite do país, com 12,2 bilhões de litros produzidos, o equivalente a 34,7% do total. A região Sudeste, que era a maior produtora, ficou ligeiramente atrás, com 12,17 bilhões de litros produzidos (34,6% da produção total). Juntas, as duas regiões são responsáveis por 69,3% da produção brasileira de leite. Confira no gráfico dinâmico a seguir, a evolução da produção brasileira de leite por região, desde 1990:

Gráfico 2 – Evolução da produção brasileira de leite por região – 1990 a 2014 (Fonte: IBGE; Elaboração: MilkPoint Inteligência).

Apesar do Sul ter sido a maior região produtora, Minas Gerais ainda é o maior estado produtor de leite do país, com larga vantagem sobre os demais: o estado produziu 9,4 bilhões de litros de leite, o dobro do Rio Grande do Sul (4,7 bilhões de litros), que foi o segundo estado com maior produção. Na sequência aparecem o Paraná (4,5 bilhões de litros), Goiás (3,7 bilhões de litros) e Santa Catarina (3 bilhões de litros). O gráfico abaixo apresenta os 5 maiores estados produtores de leite do país:

Gráfico 3 – 5 maiores estados produtores de leite – 2014. 

Apesar de Sul e Sudeste serem as regiões de maior volume produzido, os maiores crescimentos da produção (em %) ocorreram nas regiões Norte (5,4%) e Nordeste (8,1%). Entre os estados, Alagoas e Tocantins (com 20,8% de crescimento cada um) tiveram os maiores incrementos na produção.

Gráfico 4 – 5 Maiores crescimentos na produção por estado (em %). 

Na produtividade (em litros/vaca/ano), a região Sul lidera: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os estados que apresentam maior produção por vaca ao longo do ano. Na sequência, Alagoas e Minas Gerais completam os estados com 5 maiores produtividade por vaca.

Gráfico 5 - 5 maiores produtividades por estado (L/vaca/ano)



Equipe MilkPoint 

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRENDA EDUARDA

EM 15/10/2018

Onde está a referência do site em que foi retirado o IBGE?
LEONARDO PERIN

INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 17/10/2015

Muito Boa notícia, mas o Brasil ainda precisa melhorar a qualidade do Leite, e meu estado, Santa Catarina está conseguindo evoluir, mas precisamos mais...
ADRIANO MARCELO RIGON

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2015

Volume tem, mas a qualidade? Poderiam apresentar algum artigo que possa mostrar os índices de qualidade do leite nacional, se possível por região/estado, para que possamos visualizar melhor o potencial do produto para o mercado interno e externo.

Assim, poderemos começar a planejar produção competitiva e rentável. Senão, nossas crianças continuarão perdendo para a coca-cola.

Abraços
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2015

Muito bom o artigo dos estados a sua produção.
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2015

Muito bom o artigo dos estados a sua produção.
FERNANDO FERREIRA PINHEIRO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 16/10/2015

Os dados do artigo são muito interessante e confirmam o que há muito tempo é falado por especialistas, o Brasil possui um enorme potencial para ampliar a sua produção de leite. O crescimento da região Sul não é a toa ou meramente casual, j[a faz algum tempo que empresas e cooperativas estão investindo na região. Essa prática evidentemente fomentou e estimulou o crescimento da pecuária leiteira, o resultado é o aumento da produção. Ou seja, quando há trabalho bem feito, há resposta e com certeza o desenvolvimento da atividade nos três estados do Sul continuará.

E o Nordeste? Com todas as dificuldades climatológicas que conhecemos, os principais estados com vocação para pecuária leiteira estão evoluindo, imaginem se houvesse mais recursos e investimentos para driblar a seca. E isso é possível, pois Israel tira leite no deserto e Arábia Saudita também. E olha que a caatinga não um deserto, mas precisa de investimento e aplicação correta de tecnologias.

A região Norte também possui um potencial muito grande, não somente para o leite. Mas é preciso ter uma política clara de desenvolvimento para criar uma infraestrutura que viabilize uma logística eficiente para o escoamento da produção, bem como o acesso a serviços.

E Minas Gerais? O Estado não pode perder essa vocação! Hoje é o primeiro, mas precisa continuar a crescer e gerar oportunidades. O Estado precisa de uma política clara de desenvolvimento da pecuária leiteira, aproveitando os recursos que já dispõem e aproveitando as oportunidades de melhorias. Há um rebanho que precisa ser melhorado, há necessidades de melhoria de infraestrutura logística e incentivar produtores, cooperativas e empresas que atuam de forma séria no mercado. O Estado possui centros de pesquisa para suportar essa demanda, é preciso decidir se que fazer poeira ou comer poeira.
PEDRO DE OLIVEIRA PINTO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 15/10/2015

Gostei do artigo, que traz dados estatísticos muito importantes para o nosso conhecimento. Notem que a região sul está ultrapassando a região sudeste na produção de leite, fato esse muito curioso, já que a região sudeste sempre estava à frente até o momento.



Seria interessante saber realmente a produção detalhada por estados, como sugerido no comentário do Sr. Geraldo de Oliveira Tenorio (Médico Veterinário).
GERALDO DE OLIVEIRA TENÓRIO

ARACAJU - SERGIPE

EM 15/10/2015

Importante e esclarecedor artigo,nos dando informações preciosas sobre a situação da produção de leite em nosso país.

Gostaria de saber se vocês tem atualizada a produção por estados.
MilkPoint AgriPoint