ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Sul de Minas Gerais prevê colheita recorde de milho

O Sul de Minas deve colher, neste ano, uma de suas maiores safras de milho. A combinação de melhoria no preço do produto com a crise da cafeicultura, profissionalização do produtor e as condições climáticas da região alavancaram a atividade. Para completar, o mercado acena com condições favoráveis e boas perspectivas para o negócio.

Nos últimos quatro anos, o estoque mundial de milho caiu pela metade: de 170 milhões de toneladas em 1999/2000 para 88 milhões de toneladas em 2000/2003, sendo que 52 milhões de toneladas estão na China. Em contrapartida, o consumo mundial teve ligeira alta, registrando um aumento de 4% nestes últimos quatro anos, saltando de 598 milhões de toneladas para 620 milhões de toneladas.

Na avaliação do engenheiro agrônomo da Cooperativa dos Cafeicultores de Varginha (Minasul), Samuel Guardia, o momento não poderia ser melhor para quem plantou milho no País, especialmente na região, onde as boas condições do clima, solo e altitude contribuem para excelentes médias de produtividade. "A produtividade alcançada nas últimas safras, por produtores que se profissionalizaram na região, chega a ser superior à dos EUA e de produtores tradicionais das principais regiões produtoras de milho do país", explicou.

Além de espaço garantido no mercado em função da falta do produto, o milho brasileiro ainda chega com a vantagem de atender a uma crescente demanda mundial para o milho não transgênico. "O Brasil é um possível grande fornecedor deste milho no mercado mundial", considerou.

Fonte: Hoje em Dia/MG (Margarida Hallacoc), adaptado por Equipe MilkPoint

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.