ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Subsídios têm alta nos países membros da OCDE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/07/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os agricultores de países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) receberam proporcionalmente mais subsídios para elevar a sua renda no ano passado, como forma de compensar o recuo dos preços das commodities no mercado internacional. Esse recuo culminou com programas de governo destinados a elevar os preços domésticos ou a renda no campo.

O apoio ao segmento representou 22% do valor bruto da produção rural, contra 21% do ano anterior, informou a OCDE em relatório apresentado ontem (1º). É o primeiro aumento no subsídio desde 2004, depois de um período de queda constante.

O nível de apoio nesses países para o período de 2007 a 2009 variou de 1% da renda bruta dos agricultores na Nova Zelândia a 61% na Noruega. Os subsídios representaram 9% da renda bruta do produtor nos Estados Unidos nesse mesmo período e 23% na União Europeia.

Segundo o relatório, diante da pressão sobre os orçamentos públicos imposta pela crise econômica, os governos deveriam repensar e adaptar suas políticas agrícolas para atender objetivos econômicos, sociais e ambientais mais específicos. "É necessário direcionamento do subsídio para assuntos específicos como o gerenciamento de riscos e a proteção do ambiente", disse Ken Ash, diretor de comércio e agricultura da OCDE.

O órgão acrescenta que os formuladores de políticas precisam reduzir os subsídios que distorcem mercados e também diminuir a associação entre pagamentos públicos e a produção agrícola. "Compensar os agricultores por preços mais baixos ou poupar os consumidores das flutuações de preços através de controles de exportação meramente contribuem para aumentar a volatilidade nos preços internacionais", diz o documento.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint