SP: Embrapa e Secretaria da Agricultura assinam convênio

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Será assinado hoje, às 15 horas, nas dependências do Agrishow 2005, em Ribeirão Preto (SP), convênio de cooperação técnica, entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que consolida a transferência de tecnologias e gerenciamento a pequenos produtores de leite do segmento de agricultura familiar, agora dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Assinarão o convênio o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Duarte Nogueira Júnior e o Diretor- presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

Na Embrapa os trabalhos serão executados pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), enquanto que na Secretaria de Agricultura de São Paulo o programa está a cargo da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. A CATI deverá aportar, no prazo de um ano, mais de R$ 118 mil.

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e a CATI já iniciaram trabalho semelhante em São Paulo, onde são repassadas tecnologias e procedimentos gerenciais para produtores familiares, em propriedades de 2,5 hectares a 20 hectares. São pequenos produtores que antes viviam no prejuízo e que estavam a ponto de vender suas propriedades e que agora apresentam boa rentabilidade e produtividade. Trata-se de um processo gradativo de adoção de tecnologias e de gerenciamento, que dura ao redor de três anos.

Depois disso, o produtor gradativamente passa a trabalhar de maneira independente, pois o projeto não é assistencialista ou paternalista. O produtor não recebe recursos financeiros da Embrapa ou da CATI e é incentivado a utilizar recursos próprios, provenientes de sua atividade, ao adotar tecnologias simples e de baixo custo, que levam à melhoria da produtividade.

O projeto já funciona em São Paulo e foi recentemente iniciado no Paraná e no Rio de Janeiro. Em São Paulo estão envolvidos diretamente quase 150 pequenos produtores de leite, em diferentes municípios, além de mais de 500, assistidos somente pela CATI ou que se tecnificaram por meio do "efeito multiplicação", provocado pelas propriedades que funcionam como unidades demonstrativas. Participam também as prefeituras dos municípios envolvidos e o Sebrae/SP.

Outros Estados solicitaram à Embrapa Pecuária Sudeste a implantação de projetos semelhantes. No Paraná a Embrapa Pecuária Sudeste iniciou os trabalhos em 2004, em 100 propriedades, em mais de dez municípios, em parceria com a CONFEPAR - Cooperativa Central Agroindustrial, de Londrina. No Rio de Janeiro o projeto teve início também em 2004, em 80 propriedades, em nove municípios, em convênio com a FAERJ - Federação da Agricultura do Rio de Janeiro e Senar/RJ.

Assinanarão também o convênio, como testemunhas, os dois titulares das unidades executoras do projeto, José Carlos Rossetti, coordenador da CATI e Nelson José Novaes, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?