SP: código de proteção aos animais inviabiliza produção
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Apesar de ter tido alguns artigos vetados pelo governador Geraldo Alckmin, o veto foi derrubado por deputados estaduais e a lei deve entrar em vigor a partir do dia 08 de outubro deste ano e será regulamentada depois.
Os principais artigos da lei relacionados à produção de animais para consumo são:
- Artigo 18, itens I, II e III, em que fica vedado:
"I - privar os animais da liberdade de movimentos, impedindo-lhes aqueles próprios da espécie;
II - submeter os animais a processos medicamentosos que levem à engorda ou crescimento artificiais;
III - impor aos animais condições reprodutivas artificiais que desrespeitem seus respectivos ciclos biológicos naturais."
Da forma como foi aprovada, a lei decreta o fim de práticas como o confinamento de bovinos, suínos e aves, inclusive em exposições agropecuárias, da inseminação artificial, produção de embriões e fertilização de embriões in vitro, cria e recria de aves de postura, frangos e suínos e a melhoria genética.
Além disso a lei também inviabilizaria os rodeios, com o artigo:
- Artigo 22: "são vedadas provas de rodeio e espetáculos similares que envolvam o uso de instrumentos que visem induzir o animal à realização de atividade ou comportamento que não se produziria naturalmente sem o emprego de artifícios".
E criaria dificuldades no transporte de animais:
- Artigo 16, item II: "conservar animais embarcados por mais de 6 (seis) horas sem água e alimento, devendo as empresas de transporte providenciar as necessárias modificações em seu material, veículos e equipamentos, adequando-as às espécies animais transportadas, dentro de 6 (seis) meses a partir da publicação desta lei".
"O assunto pode causar grandes prejuízos a diversos elos das cadeias de produção animal desde a formação de profissionais ligados a área (universidades), passando pela indústria de saúde animal, pecuaristas, produtores de leite, transportadores de animais até os frigoríficos localizados no estado de São Paulo", comenta um leitor do site BeefPoint.
Fonte: Equipe BeefPoint, com informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

MOCOCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/09/2005
Só gostaria de saber onde estavam nossos diretores e presidentes classistas (presidentes de sindicatos rurais, cooperativas, federação) que não se mobilizaram para tentar vetar este absurdo.

CASCAVEL - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 18/09/2005

OUTRO - MINAS GERAIS - EMPRESÁRIO
EM 18/09/2005

JEQUIÉ - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 17/09/2005
Pereira.

LINS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/09/2005
Tal fato parece a princípio uma grande piada, mas na realidade é sério e muito triste pois certamente vai gerar danos a toda sociedade, obstruindo de forma significativa toda cadeia produtiva. Profundamente lamentável!
Roberto Rudge P. Guimarães, produtor rural e especialista em bovinocultura leiteira.
CÁSSIA - MINAS GERAIS
EM 16/09/2005
Gostaria de ler outras posições dos colegas que participam dos comentários. Mesmo porque, ao lermos as opiniões dos colegas podemos ter novas maneiras de analisarmos determinadas situações.
Abraço a todos,
Cláudio H. O. de Carvalho.
Zootecnista

MANDAGUAÇU - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 16/09/2005
DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/09/2005
CÁSSIA - MINAS GERAIS
EM 16/09/2005
Gostaria de ler outras posições dos colegas que participam dos comentários. Mesmo porque, ao lermos as opiniões dos colegas podemos ter novas maneiras de analisarmos determinadas situações.
Abraço a todos,
Cláudio H. O. de Carvalho.
Zootecnista