Sistema de monitoramento de preços do leite será lançado hoje
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a cadeia produtiva do leite é carente de informações sistematizadas a respeito dos preços praticados no mercado. "O SimLeite irá suprir esta lacuna, reunindo uma parte significativa da produção nacional, tornado-se uma ferramenta de gestão importante para produtores e laticínios" diz Martins.
Estão sendo monitorados quinzenalmente os valores pagos no atacado por produtos como o leite tipo C pasteurizado, UHT e em pó, mussarela, queijo prato, manteiga, etc. Os preços que compõem o sistema estão sendo apurados em 89 cooperativas (representando cerca de 25% da produção nacional formal) e 210 laticínios. Após o processamento das informações, feito por pesquisadores do Cepea e da Embrapa, os números serão publicados, mensalmente, nos sites das instituições envolvidas no projeto.
O lançamento será na abertura do 4o Congresso Internacional do Leite, em Campo Grande, MS. Na ocasião, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues receberá uma versão impressa contendo os primeiros números do SimLeite.
Mais informações a respeito do SimLeite podem ser obtidas junto a pesquisadores da Embrapa, do Cepea e a representantes da OCB e da CBCL.
Fonte:Cepea/USP, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 04/11/2004
Aqui na nossa região (Zona da Mata Mineira) o quadro é caótico, o preço chega a variar entre 4 a 5 centavos por litro de leite pago a mais pela PARMALAT. A concorrência é saudável, portanto, essa cadeia de informações só vem a contribuir cada vez mais para o Produtor.
Brilhante a idéia. Sugiro que esses dados obtidos com relação aos preços do leite, sejam repassados para os Sindicatos Rurais das cidades, divulgarem em seus jornais, como fonte de pesquisa do MILKPOINT.