Sistema de monitoramento de preços do leite será lançado hoje

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Está sendo lançado hoje, dia 4, o SimLeite, Sistema de Monitoramento do Mercado Lácteo. Este projeto é a maior iniciativa de monitoramento do mercado de leite ao produtor e derivados já empreendida na América do Sul. O objetivo do SimLeite é acompanhar o preço do leite pago ao produtor, em 5 estados, e de derivados no atacado, em 11 estados brasileiros. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite e pelo Cepea/USP, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Confederação Brasileira de Cooperativas de Leite (CBCL).

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a cadeia produtiva do leite é carente de informações sistematizadas a respeito dos preços praticados no mercado. "O SimLeite irá suprir esta lacuna, reunindo uma parte significativa da produção nacional, tornado-se uma ferramenta de gestão importante para produtores e laticínios" diz Martins.

Estão sendo monitorados quinzenalmente os valores pagos no atacado por produtos como o leite tipo C pasteurizado, UHT e em pó, mussarela, queijo prato, manteiga, etc. Os preços que compõem o sistema estão sendo apurados em 89 cooperativas (representando cerca de 25% da produção nacional formal) e 210 laticínios. Após o processamento das informações, feito por pesquisadores do Cepea e da Embrapa, os números serão publicados, mensalmente, nos sites das instituições envolvidas no projeto.

O lançamento será na abertura do 4o Congresso Internacional do Leite, em Campo Grande, MS. Na ocasião, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues receberá uma versão impressa contendo os primeiros números do SimLeite.

Mais informações a respeito do SimLeite podem ser obtidas junto a pesquisadores da Embrapa, do Cepea e a representantes da OCB e da CBCL.

Fonte:Cepea/USP, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Cunha Freire
ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 04/11/2004

Grande passo que vai ser dado no sentido de evitar as injustiças que vem sendo cometidas por algumas Cooperativas, pois no estágio em que algumas adotam as suas políticas, temos as cooperativas cada vez mais ricas e com seu patrimônio sendo aumentado a cada dia e no entanto o Produtor de Leite, principalmente os pequenos e médios quebrados e porque não dizer falidos, partindo para outras alternativas ou abandonando a atividade por falta de estímulo.

Aqui na nossa região (Zona da Mata Mineira) o quadro é caótico, o preço chega a variar entre 4 a 5 centavos por litro de leite pago a mais pela PARMALAT. A concorrência é saudável, portanto, essa cadeia de informações só vem a contribuir cada vez mais para o Produtor.

Brilhante a idéia. Sugiro que esses dados obtidos com relação aos preços do leite, sejam repassados para os Sindicatos Rurais das cidades, divulgarem em seus jornais, como fonte de pesquisa do MILKPOINT.
Qual a sua dúvida hoje?