ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sindsorvetes Ceará realiza evento para promover a cultura do sorvete

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Para reforçar suas ações de propagação da cultura do sorvete como alimento na sociedade cearense, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes) está realizando nesta semana (dias 3, 4 e 5 de maio), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, o Fórum Selecta 360 - um giro pelo mundo do sorvete.

O Fórum apresentará palestras com tendências de mercado, tecnologias e processo. Para cada apresentação, haverá demonstração de produtos com degustação de sorvete. Será um giro pelo mundo do sorvete e todas as empresas do ramo no estado foram convidadas.

De acordo com o presidente do Sindsorvetes, Flávio Oliveira, o setor de sorvetes no país tem pouquíssima literatura e o pouco que se tem está em outro idioma que não o português. Flávio esclarece que quem decide investir no setor de sorvetes acaba encontrando algumas dificuldades no desenvolvimento de novos produtos.

"Dentro desse contexto, a ideia do evento é poder debater vários aspectos, formulações, ingredientes, tendências de mercado e aproveitar para aproximar industriais de todo o estado do Sindsorvetes. No contato com o sindicato, as empresas poderão trocar ideias e disseminar ainda mais a cultura do sorvete como alimento, passando informações e dados sobre o setor", complementa Flávio Oliveira.



Dados do setor

O setor de sorvetes no estado é essencialmente constituído por microempresas (94%) e a produção dessas companhias destina-se em grande parte ao mercado interno. Existem 150 empresas em atuação em 50 municípios cearenses. Do total, 43% estão localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. Esses dados constam no Censo do Setor de Sorvetes, do Sindsorvetes, com realização do Procompi, Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sobre o Sindicato

O Sindsorvetes hoje têm 27 filiados e realiza ações efetivas para fortalecer e unir o setor. Um dos objetivos é divulgar o sorvete como alimento e não apenas como uma sobremesa. As empresas associadas são formadas na grande maioria por micro, pequenas e médias empresas.

Entre as bandeiras do sindicato, estão a defesa da difusão do valor nutricional do produto, a desvinculação do consumo de sorvetes devido às condições climáticas e a capacitação técnica e tecnológica das empresas.

Nos últimos 5 anos, por iniciativa do Sindsorvetes, foram realizadas as seguintes atividades: criação de uma central de compras comum; código de conduta ética; Plano de Resíduos Sólidos nas empresas; redução da carga tributária no estado para o setor, realização do Passeio Ciclístico anual em comemoração ao Dia do Sorvete; cursos de Boas Práticas de Fabricação (BPF); Planejamento Estratégico para o sindicato; além do desenvolvimento de lideranças locais com uso de várias ferramentas.

As informações são do Maxpress.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint