SIG Combibloc pretende construir fábrica no Brasil
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
"A América do Sul é a última janela que tem de ser fechada no globo", afirmou o presidente mundial da companhia, Walter Schaefers.
Nas contas do executivo, o Brasil movimenta nove bilhões de embalagens cartonadas. O país detém a maior fatia, 80%, do mercado da América do Sul, seguido pela Argentina (7%) e Chile (4%). "Essa é a razão pela qual estamos aqui", afirmou. A meta da companhia é, em oito anos, ter 10% do mercado brasileiro do produto. No mundo, a sua fatia é de 20%.
Ontem, a empresa anunciou a conquista do primeiro cliente, a Frimesa, indústria do setor lácteo, com forte atuação na região Sul e que faturou R$ 470,2 milhões no ano passado. A parceria prevê, inicialmente, o fornecimento de embalagens para uma linha de leite condensado que será lançada. Serão fornecidas 15 milhões de embalagens por ano, importadas de uma das fábricas da companhia que fica na Alemanha. Os investimentos em equipamentos somam R$ 5 milhões, contou o diretor de Negócios para a América Latina, Achim Lubbe. Ele disse que o mínimo suficiente para ter uma indústria no Brasil é uma encomenda de 500 milhões de embalagens por ano.
No ano passado, a SIG Combibloc faturou 1,075 bilhão no mundo. Tem oito fábricas espalhadas entre Alemanha, Reino Unido, Arábia Saudita e China, a última unidade inaugurada.
A SIG Combibloc está há sete anos no continente sul-americano, mas atuou de forma marginal. Agora, a estratégia para conquistar mercado será por meio de produtos diferenciados, com aspecto mais atraente tanto no formato como na cor, avisou Lubbe, que descartou redução de preço.
Concorrência
Presente desde 1957 no país, a Tetra Pak acredita que a entrada do concorrente não afetará o seu negócio. "Temos produção local, que é fundamental, e a nossa parceria com os clientes é de longo prazo", afirmou a diretora de Comunicação da companhia, Carla Coelho.
Líder mundial nesse tipo de embalagem, a empresa sueca produz 110 bilhões de embalagens por ano. No Brasil, tem duas fábricas, uma em Monte Mór, interior de São Paulo, e a outra em Ponta Grossa, no Paraná, além de sete escritórios.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Márcia De Chiara), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.