Setor tem melhores expectativas para 2005

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Cerca de 67% dos participantes da enquete MilkPoint a respeito das expectativas para o setor leiteiro em 2005, em comparação a 2004, acham que este ano será melhor. Entre as razões para essa expectativa, as exportações de lácteos foram apontadas por muitos participantes como fundamental.


Vai melhorar

"Assim como 2004 foi melhor que 2003, as expectativas para 2005 serão melhores, pois o pior já passou" afirma Nelson Rossato, técnico em captação de leite da Confepar, cooperativa do norte do Paraná, otimista com o ano que se inicia.

Para Alexey Silva, médico veterinário da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, cada vez mais o leite se tornará parte das exportacões, fazendo com que governo, produtores, técnicos e indústria fiquem mais interessados no aprimoramento e desenvolvimento do setor.

Para Alexandre Toloi, Gerente Regional SP e Projetos da WestfaliaSurge, "o Brasil tem um perfil de mercado consumidor interno em crescimento e há possibilidades de aumentar exportações com a abertura de novas torres de secagem de leite, possibilitando assim uma maior possibilidades de negócios dentro e fora do país, mostrando um cenário positivo para o leite nos próximos anos. Já estamos sentindo isso desde novembro: o mercado, que sempre esfriava nessa época, está muito aquecido, mesmo na primeira semana do ano", afirma.

Outro aspecto lembrado pelos participantes foi o menor custo com insumos alimentícios, principalmente com a soja, milho e seus derivados em 2004, favorecendo o produtor e resultando em um custo de produção menor. Os participantes acham que a situação irá persistir em 2005, com boas expectativas.

Para Elio Aparecido Teodoro, produtor de leite de Pratápolis, Minas Gerais, e da política leiteira da CCL, "os produtores estão mais confiantes no sistema de exportação; com os preços dos produtos estabilizados o produtor melhora sua produção, profissionalizando-se cada mais".

Crescimento econômico, diminuição nas importações de lácteos e aumento do consumo per capita também foram aspectos lembrados pelos leitores quando afirmam o motivo de sua melhor expectativa para 2005.

Para Carlos Alberto Zamboni, da Kremon do Brasil, de Cerqueira César, São Paulo, "fatores como a estabilidade dos preços dos insumos, o mercado interno ligeiramente aquecido, e as exportações levaram a uma retomada gradual dos preços pagos aos produtores". Mas alerta:os preços oscilantes do leite UHT no mercado interno, provocando euforia ou decepções e as cotações do dólar que influenciam as exportações e as importações, podem mudar o cenário.

Descarte de matrizes

Hugo Bueno Martins, produtor de leite de Nova Era, Minas Gerais, acredita que a queda do preço do leite ocorrida anos anteriores a 2004, levou ao descarte de vacas e a utilização de touros azebuados para obtenção de machos, vem refletindo a curto prazo em queda na oferta de leite.

Profissionalização da cadeia

Para o médico veterinário Marcos Luckner, do Instituto de Desenvolvimento Pecuário do Estado do Amazonas, com o passar dos anos muitos produtores, desanimados com a baixa produtividade, deixaram a atividade. Os outros intensificaram a produção e, conseqüentemente, a cadeia produtiva do leite tende a melhorar.
Seguindo o mesmo raciocínio, Nelson Rossato, técnico em captação da Confepar. Cooperativa do norte do Paraná, acredita que o investimento e o profissionalismo no setor serão pontos chaves para um ano melhor, no entanto acha que a implantação da Instrução Normativa 51 poderá tornar o processo mais lento, devido à situação dos pequenos produtores, acarretando a saída de muitos da atividade.

O produtor de leite Jan Salomons de Arapoti, Paraná, Eduardo De Benedictis, da Leite Shefa, Eduardo Fonseca Portugal, consultor da cooperativa do oeste paranaense Sudcoop, que tem a marca Frimesa, Alexandre Negri Leão Coelho, da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Antônio Morais Resende, Diretor Superintendente da Centroleite e Marcos Franqui Custodio, Assessor da Qualidade da Cooperativa Central Leite Nilza, entre outros, também posicionaram-se favoráveis às expectativas para 2005.
Tudo Igual

Em segundo lugar, com 19 % dos votos, aparecem os que têm expectativas iguais a 2004 para o ano de 2005. Os participantes acham que o preço do leite pago aos produtores deve ser semelhante aos verificados em 2004, devido às oscilações dos preços dos elementos que fazem parte do custo de produção, principalmente os alimentos, também ressaltam o descaso político para o setor e a desorganização dos próprios produtores.

Para Rafael Longo e Cilmar Santos, pecuaristas de leite de Minas Gerais, esperam que os preços do leite em 2005 pelo menos sejam os mesmos de 2004, que haja menor influência por parte da instabilidade econômica e que a cadeia se sustente cada vez mais na melhor qualidade e maior volume de leite comercializado e exportado.

Milton Camolesi de Almeida, da Kraft Foods, Ademir de Lucas, Professor da ESALQ/USP, Alberto Boix, produtor de leite de Montevidéo - Uruguai, e Valdenir Gouveia de Moura, gerente administrativo e financeiro da Cooprata, também acham que 2005 será igual à 2004.

Vai depender

Para 7%, várias questões afetarão o cenário em 2005: o poder aquisitivo dos brasileiros aumentará ou diminuirá? Como serão combatidas fraudes existentes em lácteos comercializados ilegalmente? Haverá aumentos em impostos e incentivos ao agronegócio brasileiro?

A mesma porcentagem indicou que 2005 será pior do que 2004.

É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre determinado assunto. Nessa enquete, 88 pessoas votaram.

Nossa próxima enquete: Debate sobre Custo de Produção

Levando em conta o debate ocorrido a partir dos artigos do Prof. Sebastião Teixeira Gomes (clique aqui para ler) e Maurício Palma Nogueira (clique aqui para ler), o MilkPoint resolveu conhecer a sua opinião sobre o tema, motivo de nossa próxima enquete.

Você acha que R$ 0,54/litro de custo de produção é:
(se possível, justifique sua escolha)

- melhor
- pior
- igual
- tenho dúvidas

Clique aqui para participar da enquete.

Fonte: Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?