O Australian Dairy Industry Council (ADIC) dá as boas-vindas à assinatura do Acordo de Livre Comércio da Austrália (FTA) com o Reino Unido (RU).
De acordo com o FTA, os produtos lácteos australianos entrarão no Reino Unido com isenção de impostos dentro de um prazo de cinco anos, com cotas de transição substanciais proporcionando melhor acesso a partir da entrada em vigor.
O Reino Unido é um grande importador de laticínios e também exportador de produtos lácteos. De acordo com dados alfandegários do Reino Unido, o país importou quase 1,5 milhão de toneladas de produtos lácteos em 2020, tornando o Reino Unido o segundo maior importador de lácteos do mundo. Atualmente, os membros da União Europeia fornecem 98% das importações de lácteos do Reino Unido.
Rick Gladigau, Presidente da ADIC, parabenizou o Ministro do Comércio Dan Tehan e a equipe de negociação australiana por concluir com sucesso um ALC com o Reino Unido em um prazo relativamente curto.
"A indústria de lácteos australiana tem uma longa história de atendimento confiável aos mercados internacionais com produtos lácteos de alta qualidade. Alcançar um melhor acesso a mercados como o Reino Unido é importante para a lucratividade do produtor e vital para que nossa indústria continue tendo sucesso", disse Gladigau .
"Embora o setor lácteo australiano não tenha expectativas de um retorno aos níveis de comércio vistos antes da entrada do Reino Unido na União Europeia, o que está previsto é o surgimento de oportunidades de nicho de alto valor, alavancando nosso suprimento sazonal para o Hemisfério Norte," disse o vice-presidente da ADIC, Grant Crothers.
A Austrália espera a entrada em vigor em tempo hábil e a implementação bem-sucedida do acordo de livre comércio.
As informações são do MarketScreener, traduzidas pela Equipe MilkPoint.