Setor de lácteos tem forte expansão na Argentina

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

No último mês de novembro, a recepção de leite nas fábricas registrou um aumento de 12,4% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Desta forma, o volume acumulado dos 11 primeiros meses de 2004 foi 18,5% maior do que no mesmo período de 2003.

A importante recuperação na recepção total de leite ocorrida na Argentina pode ser explicada, exclusivamente, pela expansão da produção diária das propriedades leiteiras, que compensou a leve diminuição registrada no número de fazendas. Entre janeiro e novembro de 2004, a quantidade de propriedades leiteiras na Argentina apresentou uma redução média de 3,2%, enquanto a produção diária por estabelecimento superou em média em 22% a do ano anterior.

Com relação ao setor primário, em novembro de 2004, as indústrias "indicadoras" - 15 empresas sobre cuja base se estima a tendência da produção primária nacional - receberam em média cerca de 16,3 milhões de litros diários, provenientes de 6360 produtores, enquanto que, no ano anterior, a média captada foi de 14,5 milhões de litros, entregues por 6530 produtores.

A redução no número de propriedades leiteiras da amostra - de cerca de 170 - deve-se à combinação de duas causas possíveis: o fechamento definitivo dos estabelecimentos e aos "passes" às indústrias menores, que oferecem preços ou prazos de pagamentos mais convenientes aos produtores, ou que têm menores exigências com relação à qualidade do leite. Seja qual for a razão, os dados mostram que esta diminuição de estabelecimentos não conseguiu reduzir o notável desempenho do setor, protagonista de uma forte expansão.






Fonte: Direção da Indústria Alimentícia, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA)
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Ferreira Pinheiro
FERNANDO FERREIRA PINHEIRO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 11/01/2005

O fato que ocorre no nosso vizinho é, na minha opnião, uma tendência em países onde não há mais áreas para expandir a atividade, forçando os produtores a serem mais eficientes. Aqueles que não conseguem ou saem da atividade ou passam a fornecer a estabelecimentos pequenos sem compromisso com a qualidade e participação reduzida no mercado. Vale lembrar que o sistema de cooperativas funciona e tem sido alvo de diversos investimentos estrangeiros.
Qual a sua dúvida hoje?