Apesar do setor de lácteos estar há meses temendo o impacto negativo sobre o preço do leite com a entrada de novos Estados Membros na União Européia, isso não ocorreu, informa o European Dairy Farmers. Os mercados domésticos estão em boa situação, com disparidade de preços entre os novos e os antigos membros do bloco. No entanto, os preços dos países ingressantes estão progressivamente aumentando até se igualarem com os demais paises que já integravam o bloco.
A demanda de exportações da União Européia (UE) continua forte, sendo que são prováveis os aumentos de preços da manteiga e do leite em pó. A redução nos subsídios tem levado os preços de exportação a subir, o que tem sido possível devido a uma menor oferta da Oceania e a uma forte demanda interna nos Estados Unidos. No entanto, os analistas não prevêem quanto esta situação pode durar nem quando ocorrerá o impacto da redução dos preços de intervenção da manteiga e do leite em pó a partir de primeiro de julho, como conseqüência da aplicação da reforma da Política Agrícola Comum (PAC).
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
Setor de lácteos da UE tem situação favorável após ampliação do bloco
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.