O recorde mundial de produção leiteira em concursos públicos da raça Guzerá, que já durava mais de trinta anos, foi batido. Nagóia Taboquinha, durante o Torneio Leiteiro da Expozebu, em Uberaba, MG. Esta vaca produziu média diária de 37,1 kg de leite, com produção máxima diária de 37,43 kg, também se destacando por ser a mais jovem entre as recordistas da raça até hoje, com apenas 50 meses. Ela é filha de Humaitá, primeiro colocado no ranking para leite, touro produzido no Núcleo Guzerá-Moet e posteriormente conduzido ao Teste de Progênie. Sua mãe, Jazida, e a própria Nagóia, também são produtos deste programa.
Participaram do torneio 10 matrizes da raça que apresentaram produção média de 28 kg. A segunda e a terceira colocada Calçada JF e Bonanza JF também apresentaram produções superiores ao antigo recorde, com produções médias de 33,81 e 33,63 kg, respectivamente. Calçada JF também recebeu o prêmio de Melhor Úbere. Na Exposição Agropecuária de Curvelo, Bonanza JF produziu 37,2 kg de leite, configurando a maior média de torneio da história da raça. Esta vaca é filha do touro Estilo de Alagoinha, animal identificado como melhorador na terceira publicação do teste de progênie (2002) e também utilizado como pai no núcleo Guzerá-Moet.
Em todo o passado do Guzerá brasileiro, apenas quatro vacas haviam ultrapassado a marca dos 30 kg de leite diários. Neste ano, cinco animais de vários criadores superaram este valor, demonstrando a efetividade e a rapidez do trabalho de melhoramento realizado nos últimos tempos.
Avaliação Genética Nacional
Foi divulgada pela Embrapa - Gado de Leite, Centro Brasileiro de Melhoramento de Guzerá e Associação Brasileira dos Criadores de Guzerá nova edição da Avaliação Genética Nacional para Características Leiteiras, durante a Exposição Agropecuária de Curvelo, MG.
O trabalho, que está no seu sexto ano, apresenta as diferenças esperadas na progênie para leite (DEP leite) de 175 touros, sendo que 138 positivos e 37 negativos em relação à média nacional. A íntegra do sumário pode ser encontrada nos sites www.guzeramoet.com.br e www.guzera.org. Neste ano, o touro Humaitá da Taboquinha, em coleta na Lagoa da Serra, passou a liderar o ranking, com
DEP leite de +342,75 kg.
A publicação conta também com listagem das 60 vacas vivas com maiores DEPs leite no Brasil.
Diversos dos touros e vacas apresentados no sumário para leite também possuem avaliação genética para características de corte e reprodução publicadas no 5o sumário para corte ANCP/USP, lançado durante a exposição de Uberaba.
O resultado econômico deste esforço também já se faz notar, com grande aumento da procura por tourinhos de aptidão leiteira e aumento na venda de sêmen de 66% no ano de 2004 em relação a 2003, além de vários contratos para exportação de material genético.


Foto dos animais Humaitá e Nagoia
______________________________________________________
1Vânia Maldini Penna é professora aposenta da UFMG e diretora técnica centro brasileiro de melhoramento do Guzerá (CBMG)
