ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Secretário da Argentina diz que país precisa de estratégia exportadora

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0
No Seminário Pan-Americano "Políticas Leiteiras na Região e no Mundo e Futuros Cenários de Negociações Comerciais", organizado pela Federação Pan-Americana de Laticínios (FEPALE), o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina, Miguel Campos, disse que o setor leiteiro do país tem passado por um processo de transição.

Frente a novos paradigmas econômicos, políticos e sociais, Campos enfatizou a necessidade de o país dar um claro enfoque ao rumo que o setor leiteiro argentino deve tomar, e de estabelecer se "continuará exportador de excedentes".

Neste sentido, o secretário disse estar convencido de que a recuperação de todo o setor lácteo passa pela definição de uma efetiva estratégia exportadora. "Não somente devemos seguir expandindo as bacias leiteiras existentes, mas também desenvolver novas bacias exportadoras líquidas e diversificar destinos". Por isso, ele falou da necessidade de alcançar a especialização e desenvolver novos produtos.

Por outro lado, Campos disse que, apesar das dificuldades dos últimos tempos, o setor conserva quase intacta a capacidade de produção e inovação, com o objetivo de recuperação - o secretário acredita que essa recuperação virá em breve -. Apesar disso, reconheceu que o Estado esteve ausente durante um bom tempo na hora de decidir políticas para o setor, o que, somado à falta de uma adequada representatividade da cadeia produtiva, contrariou a possibilidade de se desenvolverem ações coordenadas no setor leiteiro.

"Nesta nova etapa da Argentina e do setor leiteiro, a sinergia público-privado é essencial para a definição de políticas sustentáveis. A SAGPyA tem começado a trabalhar neste sentido e não estará ausente na hora de tomar decisões. Não somente é necessário contar com condições macroeconômicas favoráveis, mas também com uma alta qualidade institucional, transparência e previsibilidade na relação entre os participantes da cadeia, ou seja, regras do jogo claras e permanentes", argumentou.

Em termos de negociações internacionais, o secretário disse que o setor leiteiro é um dos que mais sofrem distorções devido a subsídios à exportação, medidas de ajuda interna e barreiras comerciais. Neste sentido, Campos propôs ao setor o desafio de ser o primeiro a apresentar-se a um painel contra os subsídios de exportação da União Européia (UE). "As condições de genuína competitividade que a região mostra em matéria de lácteos permite ser otimista sobre o futuro do setor, mais ainda em um cenário de maior liberação do comércio mundial. Estamos entre os poucos países em condições de atender a demanda mundial a preços competitivos, sem necessidade de subsídios".

Entre os objetivos do Seminário da FEPALE, que terminou na sexta-feira (31) na sede do Banco da Nação Argentina, foram analisadas as forças e as debilidades das políticas leiteiras nos países, buscando identificar experiências bem-sucedidas para referência. Também foram debatidas as perspectivas das negociações comerciais internacionais e os cenários possíveis, para identificar possíveis ações do setor leiteiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SAGPyA, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures