ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SE: Governo Federal assume programa Leite Fome Zero

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
A partir desta terça-feira (12/12) o Governo Federal vai assumir a operacionalização do Programa do Leite em Sergipe. O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar modalidade leite - PAA Leite, mais conhecido como Leite Fome Zero, vinha sendo executado pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), vinculado à Secretaria de Agricultura do governo do Estado, através de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Entretanto, a compra e a distribuição do leite foram interrompidas no início de novembro, em função de problemas na renovação dos contratos de laticínios que fazem o processamento do produto, operação conduzida pelo governo de Sergipe, por meio do Deagro.

No dia 20 de outubro, o Deagro - gestor estadual do programa - realizou um pregão eletrônico (modalidade de licitação) com o objetivo de qualificar laticínios para o trabalho de beneficiamento e distribuição do leite. Apenas dois laticínios foram selecionados, número insuficiente para atender a todos os pequenos agricultores e beneficiários do programa, em todas as regiões do Estado. Os laticínios selecionados também não cumpriram o prazo estipulado no contrato para o início das atividades, além de não atenderem outros itens previstos, como a colocação de freezers para conservação do leite nos pontos de distribuição do produto.

O contrato entre o governo do Estado e os laticínios que venceram o pregão deveria valer a partir de 1º de novembro, mas o trabalho iniciou com mais de 20 dias de atraso e sem atingir todos os 25 municípios integrantes do programa Leite Fome Zero.

Diante de sucessivas denúncias que chegaram ao MDS, técnicos do Ministério percorreram, entre os dias 1º e 3 de dezembro, 10 municípios da região para checar a situação da coleta e distribuição do leite.

Pelos termos do convênio firmado com o governo estadual, as irregularidades constatadas e o não cumprimento do que estava previsto, permitem ao MDS assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do programa, no caso de paralisação ou de fato relevante que venha a ocorrer.

A partir do dia 12, então, fica suspensa a execução do Programa do Leite pelo Deagro. A responsabilidade pela aquisição e distribuição do leite será transferida para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), trabalho que será feito em parceria com as associações de produtores familiares da região.

As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint