ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: Programa Alimento Seguro chega à cadeia do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Programa Alimento Seguro (PAS) será implantado, a partir de abril deste ano, na cadeia produtiva do leite em Santa Catarina, através de ações do Senar e do Sebrae em parceria com as indústrias de lácteos. A informação foi transmitida por Gilmar Zanluchi, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc).

Criado em âmbito nacional, o programa tem a assessoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e é executado por uma parceria formada pelo Senai, Sebrae, Senac, Sesc e CNPq, envolvendo todos os segmentos da cadeia produtiva, incluindo produção, processamento, industrialização, armazenamento e distribuição.

Para implantação do PAS/Leite foram selecionados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Goiás e Ceará. Mas Santa Catarina será inicialmente contemplada.

No Estado, o PAS terá inicio pelo oeste, interagindo com duas indústrias de leite, 20 produtores rurais e cinco técnicos do Senar e do Sebrae. As indústrias foram convidadas, entre as existentes no estado e cada uma indicou 10 produtores de leite de uma de suas linhas de coleta.

Foram treinados, pela Embrapa em Juiz de Fora (MG), cinco técnicos catarinenses (quatro do Senar e um do Sebrae), que serão responsáveis pela implantação do programa nas propriedades selecionadas. O produtor será assistido diretamente em sua propriedade rural, durante 10 meses, receberá 40 horas de prática no estabelecimento rural e mais 38 horas de formação teórica em grupo, ministrada pelos técnicos do programa.

Outra iniciativa para aperfeiçoar a cadeia do leite chegou ao transporte. Nesta semana (dias 16 e 17), o Senar ministrará o primeiro curso para freteiros, visando o controle da qualidade do leite no transporte da propriedade rural até a plataforma da indústria. O primeiro curso será realizado na região do alto Uruguai, no município de Alto Bela Vista. Trata-se de experiência piloto que posteriormente será estendida para todo o Estado em razão da demanda dos laticínios catarinenses.

As informações são do Senar, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint